Concurso Polícia Federal: novo certame pode ter 34 vagas para Perito

Presidente da APCF falou sobre a possibilidade de se realizar um concurso Polícia Federal para a contratação de Peritos.

Concurso Polícia Federal: novo certame pode ter 34 vagas para Perito; viatura da PRF

Saiba mais sobre o possível certame. - Foto: PRF Paraná/ Divulgação

Mesmo com o concurso Polícia Federal 2021 em andamento, muitos candidatos sentiram falta das oportunidades para Peritos. De acordo com presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, novo certame pode ter 34 vagas para Perito.

Segundo ele, é necessário que haja a divulgação de um edital para Perito Criminal, mas que não há uma sinalização do governo de que isso possa acontecer ainda em 2021. No caso, há a preocupação de se faltar profissionais qualificados.

Vale lembrar que a Lei Complementar n° 173/2020 impede que haja a criação de novos cargos enquanto ela vigorar (até 31 de dezembro de 2021). A medida foi criada para se conter gastos durante e após a crise provocada pela pandemia.

Apesar disso, o diretor está confiante de que possa haver um novo concurso Polícia Federal para Perito. Segundo ele, trabalha-se com a ideia de se ter 34 vagas de início imediato com o lançamento de um novo edital. Ainda não se sabe quando isso ocorreria.

Associação cobrou concurso

No começo do mês de janeiro de 2021, a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) chegou a cobrar que fossem incluídas oportunidades para Peritos Criminais no concurso em andamento da Polícia Civil.

“Ao não prever vagas para peritos criminais federais, a produção da prova pericial e a solução de crimes por meio da ciência ficam prejudicadas”, apontou a associação por meio de uma nota em suas redes sociais.

PF também fez pedido para área administrativa

A PF está com um déficit muito grande e continua precisando de servidores. De acordo com Departamento da Polícia Federal (PF), a corporação fez um pedido de aval orçamentário junto ao Ministério da Economia para um concurso com 508 vagas na área administrativa. O último certame ocorreu em 2013.

Sobre o concurso PF 2021 em andamento

Atualmente, um concurso Polícia Federal está em andamento oferecendo 1.500 vagas e sendo organizado pelo Cebraspe. Veja os cargos e oportunidades:

  • Delegado da Polícia Federal: 123 vagas;
  • Agente da Polícia Federal: 893 vagas;
  • Escrivão da Polícia Federal: 400 vagas;
  • Papiloscopista: 84 vagas.

As remunerações serão de:

  • Delegado da Polícia Federal: R$ 23.692,74;
  • Papiloscopista, Escrivão e Agente da Polícia Federal: R$ 12.522,50.
Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »