Concurso Polícia Federal: quando o novo edital será publicado?

Concurso Polícia Federal ofertará 1,5 mil vagas e deve ser realizado no primeiro semestre de 2021.

O concurso Polícia Federal finalmente foi autorizado por meio de uma Portaria e agora há expectativa de quando o novo edital será publicado. O certame ofertará vagas para 1,5 mil profissionais nos cargos de Agente de Polícia, Delegado de Polícia, Escrivão de Polícia e Papiloscopista da Polícia Federal.

Autorização publicada no SEI e Diário da União

A autorização já pode ser acessada no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Governo Federal e também no Diário Oficial da União. Confira na imagem abaixo um trecho do documento:

Para ler a Portaria, entre no site do SEI ou no DOU.

Quando o novo edital será publicado?

Segundo o documento, o novo edital do concurso Polícia Federal deve sair em até seis meses após a publicação da portaria no Diário Oficial da União.

"O prazo para a publicação do edital de abertura de inscrições para o concurso público será de até seis meses, contados a partir da publicação desta portaria", informa o documento.

Sendo assim, podemos esperar que o edital do concurso Polícia Federal saia no primeiro semestre de 2021 e seus trâmites se desenvolvam ao longo do ano.

Sobre o concurso Polícia Federal

O concurso Polícia Federal foi anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro em agosto de 2020. "O diretor-geral da Polícia Federal, nós conversamos com o ministro André (Mendonça) da Justiça, conversamos com Paulo Guedes e foram autorizadas, então, a abertura de concurso PF para 2.000 policiais federais”, disse o presidente na época.

O edital tinha sido prometido para o final do ano de 2020, mas alguns atrasos impediram que isso ocorresse, deixando sua divulgação para 2021.

No entanto, com a Portaria disponibilizada no SEI e no Dário Oficial da União, já é possível confirmar a quantidade de vagas no concurso Polícia Federal:

  • Agente de Polícia: 893 vagas;
  • Delegado de Polícia: 123 vagas;
  • Escrivão de Polícia: 400 vagas;
  • Papiloscopista da Polícia Federal: 84 vagas.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »