Concurso Polícia Penal MG: edital pode sair em 2021, diz secretário

Concurso Polícia Penal MG foi confirmado pelo general Mário Araújo durante comissão de segurança pública na Assembleia Legislativa.

Concurso Polícia Penal MG: Agentes Penitenciárioas entregando mantimentos a presos

Edital pode sair em 2021! - Foto: Wikimedia Commons

Notícia boa para os concurseiros! O Concurso Polícia Penal MG, que deve abrir 2.420 vagas, foi novamente confirmado pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, o general Mário Araújo. O edital está previsto para 2021.

O novo anúncio foi feito na Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta segunda-feira (23/11), durante uma reunião extraordinária na Comissão de Segurança Pública. “Continuamos planejando concursos para o ano de 2021, que é de grande interesse para a população”, explicou o secretário.

Além deste certame, também estão confirmados os certames para Agente de Segurança Socioeducativo e Auxiliar Educacional do Socioeducativo. 

Ficou curioso e quer saber mais detalhes sobre o concurso previsto da Polícia Penal em Minas Gerais? Leia a matéria completa a seguir e veja os cargos que podem ser ofertados. 

Situação atual do Concurso Polícia Penal MG 

Em março de 2020, o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, general Mário Lúcio Alves de Araújo, informou por meio de live em uma rede social a autorização do concurso público.

Depois, saiu o anúncio de que a comissão responsável por fiscalizar, levantar os dados para elaboração do concurso e definir suas etapas já havia sido criada. Além disso, Araújo confirmou que os preparativos do concurso Polícia Penal MG estão adiantados. Contudo, não foram informadas as datas do cronograma.

O processo de realização do concurso público pode ser longo e é provável que o edital seja publicado em 2021.

O certame não vai abranger apenas vagas para a Polícia Penal. O concurso AGEPEN MG irá preencher 3.317 vagas. Confira: 

  • 427 vagas para Assistente Executivo de Defesa Social;
  • 2.420 vagas para Polícia Penal (antigo cargo de Agente Penitenciário);
  • 270 vagas para Agente Socioeducativo.

Em 2018, quando o cargo ainda se chamava Agente Penitenciário, a remuneração inicial era de R$ 4.098,45.

O que faz um Agente Penitenciário?

Caso sejam mantidos os requisitos do cargo, para concorrer à vaga de Policial Penal será necessário possuir o ensino médio completo.

Polícia Penal é a nova denominação do cargo de Agente de Segurança Penitenciário, criado por meio da Emenda Constitucional 104, portanto as atribuições do cargo seguem as mesmas.

O profissional tem como função garantir a ordem e a segurança dentro de presídios. Para isso, ele deverá realizar a vigilância interna e externa nesses estabelecimentos. 

Márcia Andréia
Redatora
Jornalista no Portal Concursos no Brasil, estudou Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduanda em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Dom Alberto.
Atuou na produção da Record Bahia, na assessoria de comunicação da Prefeitura de Correntina - BA, na redação do Jornal do Sudoeste, dentre outras atividades na área de propaganda.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »