Concurso PRF já tem estrutura de governança definida!

Concurso PRF definiu a estrutura de governança, detalhando as funções de cada membro do grupo. Certame já foi autorizado pelo Ministério da Economia.

Concurso PRF já tem estrutura de governança definida, agentes da PRF e viatura

Concurso PRF terá 1,5 mil oportunidades. - Foto: PRF Paraná/ Divulgação

Recentemente, o concurso PRF foi autorizado com 1,5 mil vagas! Além disso, o certame já definiu a sua estrutura de governança. A organização ficou definida conforme a Portaria 446/2020, publicada no Diário Oficial da União no dia 28 de dezembro de 2020.

O documento foi assinado pelo diretor-geral, Eduardo Aggio, tendo como função organizar as partes operacional, organizacional e de gestão dos trâmites que envolvem o concurso PRF.

Concurso PRF: divisões do grupo de estrutura de governança

Segundo a publicação, o grupo da estrutura de governança será composto da seguinte forma:

“I – Diretor-Geral;
II – Diretor-Executivo e Diretora de Gestão de Pessoas;
III – Comissão Nacional para o Concurso PRF;
IV – Grupo de Trabalho para gestão do concurso, consolidação normativa e produção de editais;
V – Grupo de Trabalho para o exame de aptidão física;
VI – Grupo de Trabalho para avaliação psicológica;
VII – Grupo de Trabalho para avaliação médica e de cotas;
VIII – Grupo de Trabalho para apresentação de documentos, avaliação de títulos e investigação social; e
IX – Grupo de Trabalho para o planejamento do Curso de Formação Policial”.

Concurso PRF: instâncias de tomada de decisão

Também é definido pelo documento as instâncias de tomada de decisão:

“I – a Comissão Nacional para o Concurso PRF, no que tange à tomada de decisões colegiadas como instância originária, no âmbito de suas atribuições;
II – a Diretora de Gestão de Pessoas e o Diretor-Executivo, para apreciação e julgamento de recursos em primeira instância, no âmbito de suas atribuições; e
III – o Diretor-Geral, para apreciação e julgamento de todos os recursos em segunda e última instância”.

Concurso PRF: função das divisões da estrutura de governança

Por fim, o documento delibera sobre a função detalhada de cada uma das nove divisões da estrutura de governança do concurso PRF. Para ler o documento e cada uma das competências, basta entrar no site do Diário Oficial da União.

Autorização do concurso PRF

O concurso PRF foi autorizado nesta quinta-feira (24/12), véspera de Natal. O documento contendo o aval para a realização do certame da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi publicado no Diário Oficial da União. Ao todo, 1,5 mil vagas para quem tem nível superior estarão em disputa.

Ao contrário do que foi divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro ao longo de 2020, o concurso PRF não terá 2 mil vagas. O Ministério da Economia preferiu fazer o corte de 500 oportunidades para poder autorizar o certame. Algo semelhante ocorreu com o concurso PRF, recentemente autorizado.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Comentários

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »