Concurso Receita Federal: aval pode sair em 2021

Concurso Receita Federal espera autorização do Ministério da Economia para poder dar sequência aos trâmites.

O concurso Receita Federal poderá ter novidades em breve. No momento, existe uma expectativa de que o aval possa sair em 2021, ainda no primeiro semestre. Ao todo, 500 oportunidades podem ser ofertadas.

Sobre o aval em 2021

O concurso Receita Federal pode sair em 2021, pois existem sinais de comunicação entre o Ministério da Economia e o órgão. No caso, a possibilidade de um eventual certame estaria em estudo por parte da equipe econômica.

Vale lembrar que a Receita Federal já fez um pedido para que 3.360 vagas fossem preenchidas. Todavia, por causa do orçamento limitado para o ano que vem, é mais provável que o Ministério da Economia libere menos contratações e se trabalha com o número de 500 novos servidores.

A cada ano que passa o déficit na Receita vem aumentado, e atualmente, já passou da casa de 22 mil vagas para serem preenchidas. A probabilidade é que o número aumente ainda mais até o fim de 2020 e o começo de 2021, com novos pedidos de aposentadoria.

Uma reunião entre o SindiReceita (Sindicato de Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil) e o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart, chegou a ocorrer para se conversar sobre a possibilidade do novo certame. Além disso, foi discutido a reforma administrativa e como ela poderá afetar o órgão.

Sobre o concurso Receita Federal

O concurso Receita Federal é um dos mais esperados pelos concurseiros por causa da quantidade de oportunidades e das remunerações dos servidores (cerca de R$ 12 mil). Como informado, foi solicitado, em 2020, o preenchimento de 3.360 vagas. Confira:

Carreira Tributária e Aduaneira

  • Auditor Fiscal da Receita Federal: 550 vagas solicitadas;
  • Analista Tributário da Receita Federal: 1.500 vagas.

Secretaria da Fazenda

  • Analista Técnico-administrativo: 270 vagas solicitadas;
  • Assistente Técnico-administrativo: 1.000 vagas solicitadas.

Cargos específicos conforme Lei nº 12.277/2010

  • Arquiteto: quatro vagas solicitadas;
  • Engenheiro: 16 vagas solicitadas;
  • Contador: 20 vagas solicitadas.

Entretanto, é bem provável que a distribuição detalhada logo acima seja alterada por motivos econômicos e o órgão tenha que encaixar suas demandas em 500 vagas totais. Recentemente, a Receita sofreu com corte de cerca de R$ 1 bilhão em seu orçamento, o que provocou protestos dos servidores e do sindicato.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »