Concurso SEDF deverá ser realizado após pandemia

Secretário confirmou a realização de um novo concurso SEDF quando a pandemia provocada pelo novo coronavírus chegar ao fim.

Concurso SEDF deverá ser realizado após pandemia, carteiras em sala de aula

Concurso será realizado em 2021. - Foto: Pixabay

Nesta quinta-feira (15/10), o secretário de educação do Distrito Federal (DF), Leandro Cruz Fróes, afirmou que o concurso SEDF deverá ser realizado após a pandemia provocada pelo novo coronavírus. O anúncio foi feito durante uma live, na qual o secretário também falou da situação atual das aulas no DF.

Para isso, ele comparou a situação dos alunos com os candidatos durante uma prova em uma sala de aula. “Não consideramos que as condições sanitárias sejam apropriadas para trazer os alunos de volta para as salas de aula, então não seria responsável avaliar os candidatos dentro dessas circunstâncias” comentou o secretário.

Ele aproveitou para lembrar que durante um concurso ainda existem outras pessoas envolvidas e reafirmou o desejo de realizar o certame. “Além dos candidatos tem os fiscais de provas, os envolvidos no processo de correção. Mas, assim que tudo voltar ao normal teremos novidades”, disse Froés.

Esta não é a primeira vez que o secretário fala sobre o assunto. Em setembro de 2020, ele já havia falado sobre o certame. “Queremos anunciar aqui que 2021 tem concurso para Professor efetivo. Final de 21 abriremos um concurso público para Professores efetivos do Distrito Federal. Mais uma vez garantindo serviço público e ensino público gratuito e de qualidade se faz com servidor público”, afirmou durante live no YouTube.

Sobre o concurso SEDF

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) não realiza um novo concurso há quatro anos. Por isso, o certame é muito aguardado por profissionais da área. O concurso SEDF foi autorizado e, de acordo com a Lei das Diretrizes Orçamentárias de 2021 (LDO 2021), o novo certame terá 1.631 vagas para os cargos abaixo:

  • Professor de Educação Básica;
  • Analista de Gestão Educacional;
  • Monitor de Gestão Educacional;
  • Técnico de Gestão Educacional.

O concurso SEDF costuma ter as seguintes etapas:

  • Provas objetivas com questões de múltipla escolha;
  • Prova discursiva no formato de redação para concurso;
  • Prova de títulos baseada na formação acadêmica e experiência profissional dos candidatos.

Processo seletivo SEDF

Além do concurso, a SEDF também prevê a realização de um processo seletivo para contratar Professores Temporários. Neste caso, o certame está na fase de seleção da banca. Estão concorrendo:

  • Instituto Mais;
  • Cebraspe;
  • Instituto AOCP;
  • CESGRANRIO;
  • Quadrix.

Existe a expectativa de que a escolha seja feita ainda este ano e que seja divulgada. Acesse nossa matéria sobre o processo seletivo SEDF para obter mais detalhes.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Comentários