Concurso Senado: candidato promete cancelar certame se eleito

Candidato do PSL afirma que cancelará concurso Senado 2021 por causa da situação econômica do país.

O concurso Senado é muito esperado pelos concurseiros desde que foi previsto no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2021. No entanto, o senador Major Olímpio (PSL - SP) afirmou que, se ele conquistar a presidência da casa, o certame será cancelado.

Segundo o PLOA 2021, seriam ofertadas 40 vagas e formação de cadastro reserva para o Senado Federal. O número ainda é baixo se considerado o déficit de servidores públicos. Mesmo assim, o senador aponta que o fator econômico do país pede o cancelamento.

“Com relação ao concurso público, se eu assumir a presidência vou cancelar, pois com a economia do país arrebentada, mesmo dispondo de recursos orçamentários, não é plausível que a imensa estrutura de pessoal existente não consiga atuar e resolver os cargos que seriam preenchidos com o concurso. Tem gente demais no Senado,” disse em entrevista ao Correio Braziliense.

Além de Major Olímpio, concorrem ao senado: Simone Tebet (MDB-MS), Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO). Apesar de improvável, novas candidaturas podem ser realizadas até o dia da eleição, 02 de fevereiro.

Déficit no Senado

O déficit do Senado é um dos maiores do país, se comparar a proporção de vagas abertas e servidores trabalhando. De acordo com o Portal da Transparência, a casa possui o direito de ter 3.439 cargos. No entanto, somente 1.473 estão ocupados, o que é menos da metade.

Vale lembrar que o último concurso Senado Federal foi realizado há oito anos e seu prazo de validade já encerrou, não sendo possível a contratação de mais pessoas. Sem um novo certame, a tendência é que a redução de servidores continue.

Concurso Senado 2021: previsão

O concurso Senado Federal 2021 está previsto no PLOA. O certame preencheria 40 vagas e teria formação de cadastro reserva para níveis médio e superior:

  • Nível médio: 24 vagas para Técnico Legislativo (Policial Legislativo);
  • Nível superior: quatro vagas para Advogado e 12 vagas para Analista Legislativo (Administração, Arquivologia, Assistência Social, Contabilidade, Enfermagem, Informática Legislativa, Processo Legislativo, Registro e Redação Parlamentar, Engenharia do Trabalho e Engenharia Eletrônica e Telecomunicações).

Os salários iniciais podem variar entre R$ 19 e R$ 33 mil, dependendo do cargo.

O concurso Senado havia sido autorizado, mas foi adiado por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Sendo assim, ele foi mantido no PLOA 2021.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »