Concurso TJDFT: PLOA de 2021 prevê novo certame

Concurso TJDFT deveria ter sido realizado em 2020, mas a falta de recursos impediu a divulgação de um edital.

Concurso TJDFT: PLOA de 2021 prevê novo certame, Fórum do TJDFT

Veja mais detalhes sobre o concurso TJDFT - Foto: TJDFT/ Divulgação

Muitos concurseiros ainda aguardam o anúncio do edital do concurso TJDFT. De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021, que já está no Congresso, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) solicitou 111 novas vagas.

Apesar da solicitação de 111 vagas, o déficit no órgão é muito maior. De acordo com o balanço do Portal da Transparência, referente ao mês de outubro de 2020, o TJDFT possui 420 cargos vagos que precisam ser preenchidos.

Desde 2019 já existe a expectativa da realização de um novo concurso. Naquela época, o presidente do Tribunal, Romão Cícero de Oliveira, havia solicitado estudos de viabilidade para o certame. O levantamento foi entregue no final do mesmo ano.

Inicialmente, o concurso estava previsto para 2020, mas nenhum edital foi divulgado. O TJDFT chegou a informar que iria preencher alguns de seus cargos mediante concurso de outros órgãos. A prática está prevista em lei, portanto sendo legal.

A realização do concurso não ocorreu por falta de recursos, justificou o TJDFT em uma nota à imprensa. Não foram dados mais detalhes, mas é bem provável que a pandemia provocada pelo novo coronavírus tenha contribuído neste sentido.

No entanto, com a chegada de 2021, um concurso TJDFT novamente está previsto em lei. Como informado, a previsão é de 111 oportunidades. Portanto, recomendamos que o candidato intensifique seus estudos, e caso não tenha começado, inicie seus preparos. Além disso, acompanhe as novidades no Concursos no Brasil.

Último concurso TJDFT

O último concurso TJDFT foi realizado no ano de 2015 e contou com a organização do Cebraspe. Na época, foram ofertadas 80 vagas e formação de cadastro reserva para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário. Cerca de 70 mil pessoas se inscreveram no certame. A seleção dos participantes foi feita mediante avaliações escritas objetivas e dissertativas.

Remunerações e benefícios do TJDFT

O Analista Judiciário do TJDFT possui remuneração de R$ 12.455,30 (acrescida com Gratificação por Atividade Judiciária). Por outro lado, o Técnico Judiciário do TJDFT, recebe R$ 7.591,39 (também acrescido com Gratificação por Atividade Judiciária).

Vale ressaltar que além da remuneração, os servidores do TJDFT recebem os seguintes benefícios:

  • Auxílio-alimentação;
  • Assistência pré-escolar;
  • Auxílio-transporte;
  • Assistência médica e odontológica.
Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Comentários