Concursos Militares: comandantes das Forças Armadas deixam seus postos

Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica anunciam saída dos respectivos cargos um dia após troca do ministro da Defesa. Veja como ficam os concursos

Nesta terça-feira (30/03), o Ministério da Defesa anunciou, sem justificativa, a saída dos comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, respectivamente Ilques Barbosa, Edson Pujol e Antônio Carlos Moretti Bermudez. De acordo com informações da Agência Brasil, a nota não define quem estará à frente das três Forças Armadas Brasileiras. A novidade foi anunciada um dia após a troca de ministro da Defesa.

Na tarde do dia 29 de março de 2021 (segunda-feira), Fernando Azevedo e Silva deixou o Ministério da Defesa, que passou a ser liderado por Braga Netto. Silva afirmou ter se dedicado de forma totalmente leal ao presidente Jair Bolsonaro e o agradeceu pela oportunidade de "servir ao país". O ex-ministro também fez um agradecimento às tropas “que nunca mediram esforços para atender às necessidades e emergências da população brasileira”.

De acordo com informações da Agência Brasil, Silva afirmou que está deixando o ministério com a sensação de missão cumprida. “Nesse período, preservei as Forças Armadas como instituições de Estado”, pontuou. Já a mudança de comandantes foi decidida em reunião com Silva, Netto e também com os comandantes das respectivas tropas.

Como ficam os concursos das Forças Armadas?

O Concursos no Brasil montou um artigo reunindo os concursos militares abertos em 2021. Veja os últimos editais lançados até agora em 2021:

  • Concurso Aeronáutica: 83 vagas de nível médio completo para Oficiais Aviadores, Intendentes e da Infantaria. As inscrições ficarão abertas até dia 31 de março de 2021;
  • Concurso Marinha: 33 vagas de nível médio para Sargentos Músicos que ingressarão como Fuzileiros Navais. As inscrições ficarão abertas até o dia 13 de abril de 2021;
  • Processo seletivo Exército Brasileiro: a 6ª Região oferece oportunidades para níveis técnico e superior na área da Engenharia. As inscrições ficarão abertas de 12 a 20 de abril de 2021 e os aprovados serão lotados em Salvador - BA.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »