Concursos PCDF: provas serão remarcadas em breve, afirma diretor

Os concursos da PCDF estão com as avaliações suspensas desde setembro de 2020 por causa da pandemia.

Nesta semana, o diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Robson Cândido, disse que as provas dos concursos PCDF serão remarcadas em breve. A fala foi publicada por meio das redes sociais do diretor.

“Boa tarde!! Se tudo correr bem iremos remarcar os nossos concursos da PCDF o mais breve possível. Vamos aguardar e que tudo transcorra de forma tranquila”, afirmou Robson sobre a remarcação das avaliações que estão suspensas desde setembro de 2020.

O comentário gerou reações distintas nos candidatos. Alguns apoiam a ideia do retorno o quanto antes, enquanto outros preferem que seja adiado até ter a vacina ou com o objetivo de não chocar com as datas do concurso PRF ou do concurso Polícia Federal.

Sobre a suspensão das provas

As provas do concurso PCDF para Escrivão e do concurso PCDF para Agente estavam programadas para os dias 17 e 18 de outubro de 2020. No entanto, por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, foi decidido que as avaliações seriam suspensas com o objetivo de garantir a segurança dos participantes e de quem trabalharia no dia.

Depois disso, houve uma ação na Justiça cobrando a realização das provas. Inicialmente, foi determinado que um novo prazo fosse divulgado em até 90 dias, ou seja, dezembro de 2020. A Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) entrou no processo e recorreu da decisão, apoiando a suspensão temporária.

A PGDF considerou a atitude da Polícia Civil como prudente, “a fim de preservar não apenas os próprios candidatos, mas toda a população do Distrito Federal, uma vez que a grande quantidade de candidatos inscritos (88.894), poderia acarretar um aumento de casos de covid-19 no DF, principalmente pelo fato de que 47.418 candidatos são de fora”.

No entanto, após mais trâmites, finalmente a Justiça decidiu que as provas deveriam continuar suspensas. Neste caso, a decisão saiu da 6ª turma cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Por fim, no dia 30 de dezembro de 2020, a Justiça voltou a dar um prazo para os concursos. Agora, a banca tem 120 dias para realizar as provas.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »