Concursos PF e PRF: nomeações podem começar em setembro

Organizados pelo Cebraspe, os concursos PF e PRF estão próximos de acontecer e as corporações se preparam para nomear os aprovados em setembro de 2021.

Os concursos PF e PRF estão em iminência de serem lançados. Ambos foram autorizados em dezembro de 2020 e têm as publicações de seus editais previstas para janeiro de 2021. Após a autorização do Ministério da Economia, as corporações estão se planejando para começar os certames no primeiro semestre deste ano. Se o calendário seguir como o previsto, as nomeações devem acontecer no mês de setembro.

Tanto Polícia Federal como Polícia Rodoviária Federal fizeram solicitações para que as provas possam ser realizadas em março. De acordo com as normas, o período entre edital e etapas é de quatro meses. Mas os órgãos pediram a redução do prazo para dois meses. Assim, todas as etapas poderão ser realizadas em tempo hábil para dar início ao Curso de Formação.

O que é o Curso de Formação Policial (CFP)?

Candidatos dos concursos PF e PRF que forem aprovados em todas as etapas, serão chamados para um treinamento nas respectivas academias de polícia. O CFP é composto de aulas teóricas e práticas para preparar futuros policiais na rotina da profissão. Durante o mês em que estiverem realizando o Curso, os treineiros receberão uma bolsa equivalente a 50% do salário do cargo pleiteado.

Esses também serão avaliados em provas escritas e nas atividades rotineiras. Ao final, os que obtiverem as melhores pontuações serão aprovados. Cada edital irá convocar 1.500 candidatos. Além disso, ainda foram autorizadas outras 500 vagas para remanescentes a serem nomeados ao longo de 2022. Sendo assim, mais de três mil oportunidades podem ser preenchidas.

Tanto o concurso da Polícia Federal como o da Polícia Rodoviária Federal foram autorizados e podem ter seus editais publicados neste mês de janeiro. Ambos os certames contrataram o Cebraspe como banca organizadora e podem ter etapas realizadas ainda no primeiro semestre de 2021. Sendo assim, a previsão é que as nomeações dos concursos PF e PRF tenham início no mês de setembro.

Cebraspe irá organizar concursos PF e PRF

A banca organizadora de ambas as seleções é o Cebraspe, que possui um método bastante diferente de avaliação. Diferente de outras empresas, essa instituição não faz provas com questões de múltipla escolha. O Centro monta perguntas de Certo ou Errado, sendo que cada acerto vale um ponto.

Contudo, os candidatos dos concursos PF e PRF precisam ficar atentos, porque cada resposta errada anula uma certa. Portanto, se você acertar uma metade e errar a outra, a nota final será zero. A dica é: na dúvida, deixe em branco. Você deixa de ganhar ponto, mas também não perde nenhum.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »