Concursos PRF e PF NÃO cairão nas mesmas datas; entenda

Concursos PRF e PF não se chocarão, permitindo que candidatos façam os dois certames.

Concursos PRF e PF NÃO cairão nas mesmas datas; logos da PRF e da PF

Cronogramas dos certames serão diferentes. - Foto: Divulgação

Atenção concurseiros! Os concursos PRF e PF NÃO cairão nas mesmas datas. A informação foi dada pelo diretor-executivo da Polícia Rodoviária Federal, José Lopes Hott, durante coletiva de imprensa sobre o concurso PRF, nesta quarta-feira (06/01).

“O candidato que desejar, nos parece que, ele poderá fazer os dois concursos. Não tem datas coincidentes”, disse Hott após ser questionado sobre o assunto.

De acordo com o diretor-executivo, a Polícia Federal e a PRF não fizeram um acordo formal para que as datas não se chocassem.

“Não tem uma tratativa em nível de acordo, mas tem uma restrição de infraestrutura. As duas instituições fazem concursos com a mesma organizadora. São concursos que envolvem milhares de candidatos e que a realização dessas etapas normalmente se vale das mesmas estruturas físicas. [...] As informações que nós temos é que não temos coincidência, embora não conheçamos o cronograma da Polícia Federal”, comentou.

Por fim, Hott apontou que a PRF solicitou ao Cebraspe que os cronogramas dos dois certames não se cruzassem. Segundo ele, a banca foi a responsável pela análise.

“Nós pedimos que eles fizessem uma análise cruzada e que fosse construído o nosso cronograma sem coincidências com a Polícia Federal, viabilizando que, o candidato que desejar, possa fazer os dois concursos”.

Sobre os concursos PRF e PF

O concurso PRF e o concurso Polícia Federal foram anunciados na metade de 2020 e estão previstos para serem realizados no primeiro semestre de 2021. Ambos já foram autorizados, selecionaram o Cebraspe como banca e ofertarão 1.500 vagas cada.

Por causa disso, muitos candidatos possuem a vontade de prestar os dois certames, aumentando consideravelmente suas chances de aprovação.

Vale ressaltar que o concurso PRF já divulgou o seu cronograma completo e terá oportunidades para Policial Rodoviário Federal, com remunerações que ultrapassam R$ 10 mil, exigindo nível superior completo em qualquer área.

Já o certame da PF ainda divulgará o seu cronograma. As remunerações deste concurso podem ultrapassar os R$ 22 mil e as vagas são para:

  • Agente da Polícia Federal: 893 vagas;
  • Escrivão da Polícia Federal: 400 vagas;
  • Delegado da Polícia Federal: 123 vagas;
  • Papiloscopista: 84 vagas.
Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Comentários

Especial PRF

Veja mais »