Confira as oportunidades do Sistema Público de Emprego - Recife (PE)

Sistema Público de Emprego do Recife possui cerca de 30 mil empresas cadastradas. A única exigência para o trabalhador é residir na capital pernambucana.

Mais oportunidades de recolocação profissional, qualificação e primeiro emprego surgem no Recife, estado de Pernambuco. O Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, que faz parte da estrutura da Secretaria de Juventude e Qualificação, da Prefeitura, pode ser uma excelente alternativa para aqueles que estão procurando trabalho ou capacitação. Lá, também é possível se inscrever para uma das 425 vagas abertas para 17 cursos do Pronatec na área de qualificação profissional, parceria entre o Governo Municipal, Ministério do Desenvolvimento Social e Sistema S.

Como se candidatar

Munido de Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade e PIS, o trabalhador pode se dirigir a uma unidade do Sistema Público de Emprego no Recife.

No local, é traçado o perfil do candidato, observando nível de escolaridade e experiência profissional, entre outros aspectos. A partir daí, o Sistema identifica a vaga que melhor se adequa e encaminha o trabalhador para entrevista de emprego.

“É difícil um trabalhador passar pelo nosso Sistema Público de Emprego e não conseguir uma colocação. Todos os dias estamos atualizando a oferta de vagas e os dados das empresas já cadastradas, além de trazermos novas empresas para o Sistema”, diz a secretária de Juventude e Qualificação, Marília Arraes.

O Sistema Público de Emprego do Recife possui cerca de 30 mil empresas cadastradas. A única exigência para o trabalhador concorrer a uma vaga é residir na capital pernambucana.

Depois que o trabalhador participa da entrevista de emprego, o Sistema entra em contato com a empresa e com o candidato para saber se houve preenchimento de vaga. Caso tenha ocorrido, a vaga é removida do cadastro. Do contrário, a vaga continua ofertada e o trabalhador é encaminhado para uma outra oportunidade.

Seguro Desemprego – O Sistema Público de Emprego da Prefeitura do Recife também cadastra o trabalhador para receber o Seguro Desemprego. É necessário apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), requerimento da rescisão contratual, comprovante de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e documento com foto. Até o início do mês de dezembro, foram solicitados 19.250 seguros do tipo. Ainda no Sistema é possível emitir o boleto para a restituição de Seguro Desemprego ao Governo Federal.

Atualização do PIS – O Sistema Público de Emprego da Prefeitura do Recife realiza a atualização do Programa de Integração Social (PIS) emitido pela Caixa Econômica Federal.

Cursos do Pronatec – Estão abertas 425 vagas para 17 cursos de qualificação do Programa Nacional de (Pronatec) no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, ligado a Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional da Prefeitura do Recife. As inscrições prosseguem até o preenchimento das vagas e funcionam como pré-matrícula. Depois dessa etapa, os interessados são encaminhados para a rede SENAC, que ministrará os cursos, para a confirmação da matrícula.

Ao comparecer a uma das unidades do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda da Prefeitura do Recife, é necessário portar documentos originais e xerox da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade (exigência de ensino fundamental completo).

Promotor de vendas, vendedor, recepcionista em serviços de saúde, operador de telemarketing e almoxarife são alguns dos cursos que possuem carga horária de 160 a 240 horas/aula. Os cursos são para moradores do Recife com mais de 16 anos e são gratuitos.

Serviço:
Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda – Prefeitura do Recife
Horário de funcionamento das unidades: De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h
Bairro do Recife- Avenida Rio Branco, 155
Afogados – Estrada dos Remédios, 162
Casa Amarela – Centro Público de Casa Amarela, na Avenida Norte, nº 5600, (será reativado ainda em janeiro)
Telefone: 3355-2900

Informações: http://www2.recife.pe.gov.br/sistema-publico-de-emprego-pode-ser-a-oportunidade-para-um-ano-novo/#sthash.OnPWBaUa.dpuf

Compartilhe