Expandir Menu PrincipalPesquisarPor Estado

Corpo de Bombeiros - ES abre processo seletivo

Processo seletivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo é para confecção de cadastro de militares da reserva remunerada.

Publicado em 12/07/2012 - 10h24 • Comunicar erro

Publicado edital de processo seletivo para confecção de cadastro de militares da reserva remunerada do CBMES, habilitados à convocação para desempenhar, nos termos do artigo 92-A da Lei nº 3.196/78, atividades de natureza militar no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo - CBMES.

Os militares interessados deverão requerer sua inscrição junto ao Departamento de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, situado à Rua Ten. Mario Francisco de Brito, nº 100, Enseada do Suá, em Vitória, até o dia 10 de agosto de 2012, das 13 horas às 17 horas.

O militar convocado terá assegurado, enquanto permanecer nesta situação, o direito de receber, ajuda de custo mensal, sem prejuízo dos seus proventos de inatividade, nos seguintes valores de R$ 4.000,00 para oficiais e R$ 2.000,00 para praças. Além de vale-transporte destinado ao deslocamento para o local de trabalho e auxílio-fardamento.

Para participar, é preciso ser militar da reserva remunerada do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, não ter sido Agregado com base no inciso II da alínea “c” do Art. 75 da Lei nº 3.196, de 09.01.78 (incapacidade definitiva para o serviço), não ter ido para a reserva remunerada em decorrência de decisão de Conselho de Justificação ou Disciplina, ter menos de 65 anos de idade na data da homologação do resultado final, ser considerado Apto em todas as etapas e ter sido transferido para a Reserva Remunerada, estando, no mínimo, no comportamento militar “BOM”.

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

O Processo Seletivo será realizado em 05 (cinco) etapas. 

Etapas

Discriminação

Primeira

Eliminatória- Inscrição

Consistirá na apresentação e entrega ao DRH, dentro do prazo de inscrição, do formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado, momento no qual serão aferidos os requisitos para matrícula e ofertadas orientações aos candidatos acerca das demais etapas do certame.

Segunda

Eliminatória- Avaliação deComportamento Ético Adequado

Consistirá em diligências a serem realizadas pela 2ª Seção do Estado Maior do CBMES, a fim de apurar se o candidato ainda preenche o perfil ético-moral necessário às atividades de natureza militar.

Terceira

Eliminatória- Inspeção de Saúde

Consistirá na avaliação da capacidade fisiológica do militar estadual pela Junta Médica de Saúde do CBMES ou do Hospital da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, verificada por meio de exames específicos definidos pela Junta Militar de Saúde - JMS, aos quais os candidatos deverão se submeter.

Quarta

Eliminatória- Teste de Aptidão Física (TAF)

Consistirá de testes estabelecidos na tabela de Aplicação do Teste de Avaliação Física

Quinta

Habilitatória- Homologação do resultado final

Consistirá na convalidação e divulgação do resultado final por parte do Comandante-Geral do CBMES.

Após a conclusão do processo seletivo, os candidatos selecionados serão inseridos no cadastro de militares da reserva remunerada do CBMES, habilitados à convocação e, somente serão convocados mediante ato discricionário do Excelentíssimo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, sob motivação/requerimento do Comandante-Geral do CBMES, ou dos outros órgãos públicos que os requisitarem.

O prazo de validade do processo seletivo é de 01 (um) ano, prorrogável por igual período.