CPF Digital é lançado pela Receita Federal

CPF Digital possui o objetivo de dar comodidade ao cidadão. Aplicativo ainda tem ChatBot para tirar dúvidas.

CPF Digital, cartão de CPF

CPF Digital pode ser baixado nas lojas de aplicativo. - Foto: Reprodução/ WikiMedia

Foi lançada a versão digital do cartão de CPF. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (14/05) pela Secretaria da Receita Federal. A novidade foi denominada de CPF Digital e tem como objetivo facilitar o acesso do cidadão ao documento e agilizar diversos procedimentos e serviços públicos.

É válido ressaltar que desde o ano passado, graças ao Decreto nº 9.723, de 11 de março de 2019, o CPF passou a ser considerado como uma espécie de chave principal para utilizar os serviços públicos oferecidos pelo governo. Um dos serviços é o auxílio emergencial. Durante o cadastro do benefício, é exigido que o requerente possua CPF. Sem ele, o benefício de R$ 600,00 não é liberado.

Como funciona o CPF Digital?

Para poder utilizar o serviço, o interessado precisa baixar o aplicativo CPF Digital RFB, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Ele está disponível na Google Play (Android) e na App Store (iOS). O download é gratuito e para ativar o aplicativo, basta inserir o seu número de CPF e demais dados requisitados.

O aplicativo do CPF Digital possui os dados básicos da pessoa e a versão digital do cartão do CPF. Ele ainda oferecerá notícias relacionadas ao CPF e à Receita Federal por meio de notificações push. A opção pode ser desativada caso o usuário queira.

ChatBot que tira dúvidas

O aplicativo também possui uma opção de ChatBot para assuntos sobre a Receita Federal. Ou seja, por meio dele é possível conversar através de um chat com uma inteligência artificial que está programada para responder dúvidas a respeito da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2020 (IRPF).

Entre as dúvidas que podem ser respondidas estão como fazer a declaração, prazos, como fazer consultas da situação, como obter detalhes sobre a restituição, multas, declarações em conjunto, isenções e até mesmo a possibilidade de consultar sobre situações individuais específicas.

A criação do ChatBot tem como origem a pandemia do novo coronavírus. Como a Receita Federal não está com todas as suas unidades abertas e a procura por esclarecimentos continua praticamente a mesma, criou-se a opção digital.

Compartilhe

Comentários