Fundação lança curso gratuito voltado para o Enem

Portal FGV Ensino Médio Digital deve publicar mais 1,4 mil questões até abril do ano que vem. Saiba também como responder ao simulado do Enem.

A Fundação Getúlio Vargas lançou em setembro deste ano o portal FGV Ensino Médio Digital, que oferece gratuitamente conteúdo voltado para estudantes e candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em uma parceria entre a Editora FGV e o FGV Online.

Prepare-se: Apostila EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM
Apostila Impressa – 802 páginas ou Digital para Download
 
O portal disponibiliza mais de 4,6 mil questões e 90 aulas relacionadas às áreas de conhecimento exigidas no ENEM (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e suas Tecnologias). As aulas estão divididas em 15 cursos, que contabilizam mais de 350 horas de aulas online. "Nossa missão como Fundação é estimular o desenvolvimento socioeconômico do País, o que passa, entre várias outras coisas, pela educação", enfatizou o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, em depoimento ao jornal O Estado de S.Paulo.
 
O modelo das aulas é diferente do adotado por grandes universidades americanas ou pelo Khan Academy: no FGV Ensino Médio, personagens animados apresentam o conteúdo proposto, ao invés de professores. E para montar o banco de questões, foi articulada uma rede de professores da rede pública e privada de ensino.
 
O portal FGV Ensino Médio Digital deve publicar mais 1,4 mil questões até abril do ano que vem, fazendo com que o banco chegue ao total de 6 mil questões disponíveis. Destas, 5 mil seguem exatamente o formato utilizado pelo ENEM.
A Fundação propôs ao Ministério da Educação o novo modelo de banco de questões. "Nosso banco será um instrumento para a cobrança de melhorias no Ensino Médio", acredita Simonsen Leal.
 
Para conhecer o portal FGV Ensino Médio Digital, acesse o endereço http://ensinomediodigital.fgv.br/default.aspx

Do portal da FGV
 

Leia também: Projeto educativo disponibiliza simulado do ENEM no mês de outubro.

Estudantes interessados em testar os conhecimentos adquiridos ao longo da preparação, poderão utilizar o "Pré-Enem", nos dias 6 e 7 de outubro de 2012. O serviço é uma iniciativa advinda da parceria entre o jornal "Estadão" e a empresa de tecnologia  "Geekie"

Os estudantes poderão se inscrever no simulado através do site www.geekie-estadao.com.br até 5 de outubro de 2012. Na mesma página é possível obter todas as informações do projeto.

Na Bahia:

AULÕES ENEM ESTÃO DISPONÍVEIS NA TVE E NO PORTAL DA EDUCAÇÃO

A pouco menos de um mês para realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - marcadas para os dias 3 e 4 de novembro -, os estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio e do 4º ano da Educação Profissional Integrada da rede estadual ainda podem assistir aos 'Aulões Enem' promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

As aulas de reforço estão sendo ministradas por professores especialistas em oito bairros da capital e em 15 cidades do interior da Bahia. São 32 temas abordados de forma interdisciplinar nas áreas de ciências naturais, ciências humanas, matemática e linguagens.

Além das aulas presenciais, os estudantes podem assistir aos 'aulões' quantas vezes quiser. Para isso, basta acessar aos vídeos que estão disponíveis para consulta no Portal da Educação.

Videoconferência

A partir do próximo dia 15, a TV Educativa vai transmitir os 'aulões' na Faixa Educação, junto ao programa 'É Bom Saber', de segunda a sexta-feira, às 7h e a 0h30. Os alunos também poderão se preparar para as provas do Enem por meio de videoconferência. Para isso, devem procurar a Diretoria Regional de Educação (Direc) de seu colégio e se informar sobre os locais.

A estudante Priscila Neves, do Colégio João Florêncio Gomes, na Ribeira, em Salvador, aprovou o formato multidisciplinar. "É bem diferente, cria uma dinâmica legal para a aula. A gente já tem uma base com as aulas normais na escola e com esses assuntos abordados assim, dessa nova forma, fica ainda melhor para fazer a prova. É um reforço mesmo", considera.

Ticiane Maciel, outra estudante, acredita que o Enem não seja uma prova difícil, mas assegura que intensificar os estudos é a melhor garantia para o sucesso. "A aula é bem direcionada para as provas, então fica ainda mais proveitosa para a gente", recomenda.

Presencial

Para o estudante Ricardo Santana, que também participou do 'aulão' no Ginásio João Florêncio Gomes, na Ribeira, o reforço é importante para dar maturidade e confiança na hora de responder às provas. "Quem estuda e se prepara bem, tem mais chance, e aqui, além de conteúdo, ficamos sabendo como os assuntos são cobrados", afirmou.

Os 'Aulões Enem' começaram em agosto em escolas localizadas na avenida Paralela, Cidade Baixa, Pituba, Caixa D'Água e Cabula, em Salvador. No interior, a ação está acontecendo nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Ibicaraí, Porto Seguro, Itapetinga e Brumado. As informações são da Secom/Bahia.

Tópico: ENEM

Compartilhe