Deputados cobram volta dos concursos de Segurança Pública

Em sessão na ALESP, parlamentares pediram retomada de certames na área de Segurança Pública no Estado de São Paulo.

Deputados cobram volta dos concursos de Segurança Pública, pessoa fazendo anotação

Deputados querem novos concursos. - Foto: Pixabay

Durante uma sessão na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), realizada em 23 de outubro de 2020, deputados cobraram a volta dos concursos de Segurança Pública no estado ainda para o ano de 2020.

Diversos órgãos do sistema de Segurança Pública estão com déficit de vagas em seus quadros. Alguns esperam a liberação para que servidores sejam convocados. Por outro lado, existem aqueles que precisam que novos certames sejam feitos.

O deputado Coronel Telhada (Progressistas), pediu que os trâmites dos concursos da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Técnico-Científica e Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) fossem retomados em 2020, sugerindo a posse de servidores e novos concursos.

“É necessário urgentemente retomar os concursos, dar posse aos que estão esperando a posse. Não podemos esperar para o ano que vem, tem que ser agora. Senão teremos um caos da Segurança Pública em São Paulo”, disse o parlamentar.

Trâmites paralisados por causa da pandemia

Os concursos e seus trâmites foram paralisados por causa do Decreto 64.937, publicado pelo governador de São Paulo, João Dória (PSDB). Segundo o documento, os certames foram suspensos temporariamente devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus e parte de seus recursos seriam destinados ao setor de saúde, visando o combate à COVID-19.

Por isso, a Polícia Militar não pode, no momento, fazer contrações de novos servidores aprovados em concurso. O deputado Coronel Talhada chegou a dizer que os batalhões da corporação estariam operando no limite máximo de capacidade e que mais de 100 delegacias seriam fechadas nos próximos meses.

“A PM vai ter mais problemas, vai ter que se deslocar quilômetros para apresentar ocorrências e a população vai deixar de ser atendida. Em vez de aumentar o efetivo da polícia, vão fechar distritos policiais”, afirmou.

LOA de 2021 poderá ter emenda para concursos

De acordo com a deputada Janaina Paschoal (PSL), há uma grande necessidade de se contratar novos servidores para a área de segurança pública. Por isso, ela afirmou que já estão sendo estudadas alternativas para que concursos sejam realizados em 2021. Para isso, os parlamentares estão querendo colocar emendas junto à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »