Diretora diz que cidades não serão excluídas do Cadastro Único

Fala de diretora contraria discurso feito por Bolsonaro. Presidente havia dito que Prefeituras não teriam mais participação em cadastramento.

Diretora diz que cidades não serão excluídas do Cadastro Único, logo do Cadastro Único

Cadastro Único será modernizado. - Foto: Divulgação

A diretora do departamento do Cadastro Único do Ministério da Cidadania, Angélia Amélia Soares Faddoul, afirmou que as cidades não serão excluídas do papel de inscrição dos beneficiários.

A fala vai no sentido contrário do que foi dito pelo presidente Jair Bolsonaro, em um discurso realizado em Alagoas. No dia 13 de maio, o presidente disse que um aplicativo seria lançado para que beneficiários do Bolsa Família pudessem se registrar.

O presidente comentou que não haveria mais necessidade de recorrer às Prefeituras. "Vamos libertar as pessoas mais humildes do jugo de quem quer que seja", afirmou.

Cidades não serão excluídas do Cadastro Único

Faddoul faz parte da equipe do Ministério da Cidadania responsável por modernizar as inscrições no Cadastro Único. No entanto, em audiência pública na Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (14/05), ela afirmou que as cidades não serão excluídas.

"Quanto a questão da exclusão dos municípios nesse processo, então, não existe. É tão inerente o processo do cadastro, a estruturação dos municípios, a rede dos CRAS, a rede dos postos de atendimento", justificou.

Atualmente, o registro no Cadastro Único é feito pelas Prefeituras Municipais por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). De lá, os dados são repassados ao governo federal.

Diretora justifica Modernização do Cadastro Único

Sobre a modernização, a diretoria defendeu a iniciativa do Ministério da Cidadania e justificou que haverá uma maior cobertura do governo.

"Essa modernização vai fazer exatamente que se amplie a autonomia dos brasileiros, que eles possam ter acesso, sim, ao cadastro como sendo uma grande porta de acesso às políticas sociais do estado brasileiro e ter sua cidadania garantida como consequência, disse.

Sobre o Cadastro Único

O Cadastro Único é a principal fonte de informações do governo em relação aos brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A partir dele, é possível que recursos sejam alocados conforme as necessidades da pessoa. Programas como o Bolsa Família exigem que os seus beneficiários sejam inscritos no Cadastro Único.

Se você não sabe se está fazendo parte, temos um artigo que detalha todo o processo de inscrição no Cadastro Único e como consultar.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »