Em comunicado, IBGE diz que prepara plano para realizar Censo em 2022

IBGE informou que já está preparando plano para cumprir decisão do STF, que estabeleceu a realização do Censo Demográfico em 2022. Confira os detalhes.

Concurso IBGE para Censo em 2022: enquadramento em mão usando aparelho de pesquisa do Censo do IBGE

“O projeto descreverá as demandas de recursos a serem repassados ao Instituto ainda este ano", diz IBGE. - Foto: Reprodução/Agência Brasil

Na última terça-feira, dia 18 de maio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística emitiu comunicado a respeito do Censo Demográfico. O IBGE informou que já está preparando um plano para cumprir a decisão judicial do STF, que determinou a realização da pesquisa em 2022. No comunicado, o instituto explicou que o projeto irá informar as demandas necessárias, no sentido de garantir os recursos necessários para o Censo.

“O projeto descreverá as demandas de recursos a serem repassados ao Instituto ainda este ano, para que o Censo ocorra no ano que vem - por enquanto, sem data definida. A prioridade, agora, é fechar a proposta, já que há necessidade urgente de recomposição do orçamento para conclusão de etapas preparatórias essenciais ao longo de 2021”, comunicou o IBGE em sua página oficial.

O instituto também informou que, após a elaboração do plano de trabalho, serão “retomadas reuniões com as áreas técnica, consultiva e operacional, que vão definir as melhores condições e o período adequado para realização do Censo em 2022”. Ao todo, seriam disponibilizadas 204.307 vagas temporárias para recenseadores e agentes censitários, caso o Censo fosse promovido em 2021.

STF determina realização do Censo para 2022

O concurso IBGE para o Censo Demográfico seria realizado neste ano de 2021, com o objetivo de preencher 204.307 vagas temporárias. Devido aos cortes orçamentários, o governo comunicou que o Orçamento de 2021 não reservava recursos para o Censo. Isso acabou ocasionado a suspensão do certame por tempo indeterminado.

Em decisão individual, o ministro Marco Aurélio havia determinado que o Censo fosse promovido ainda neste ano de 2021. A maioria do STF, entretanto, analisou o pedido no dia 14 de maio de 2021 e decidiu que o governo será obrigado a tomar as medidas cabíveis, no sentido de garantir os recursos para que o Censo seja feito no ano de 2022.

Outras seleções do IBGE continuam mantidas

Mesmo com o cancelamento do Censo em 2021, as demais seleções do IBGE não tiveram mudanças no calendário de atividades. Os quatro editais em andamento somam 6.500 vagas para contratações pelo período de um ano. Por sua vez, as inscrições puderam ser realizadas entre os dias 26 e 31 de maio de 2021.

Confira a distribuição dos cargos:

Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »