Em novo golpe, e-mail falso da Caixa finge bloqueio de PIX; saiba mais

No e-mail falso, os criminosos relatam que a Caixa bloqueou transferências realizadas por meio do PIX. Confira mais detalhes em nossa matéria.

E-mail falso da Caixa sobre PIX: logo da Caixa Econômica Federal

Os golpes acontecem no momento em que as pessoas acessam o e-mail e clicam no botão “iniciar cadastro”. - Foto: Reprodução/Caixa Econômica Federal

Atenção para o novo golpe online: criminosos estão disparando e-mails falsos que roubam os dados bancários dos destinatários. As mensagens dão a ideia de que foram encaminhadas pela própria Caixa Econômica Federal (CEF). Nos e-mails, os golpistas relatam que a instituição bancária bloqueou transferências feitas por meio do PIX. No sentido de resolver o “problema”, as vítimas teriam que se recadastrar no sistema do banco.

Os golpes acontecem no momento em que as pessoas clicam no botão “iniciar cadastro”, que está disponível nas mesmas mensagens falsas. É importante reforçar que a Caixa apenas encaminha e-mails se os clientes tiverem solicitado alguma informação para o banco. Além disso, as mensagens não costumam exigir que os destinatários cliquem em links e nem pedem dígitos de senhas.

E-mail sobre bloqueio de PIX é falso; saiba como identificar

O e-mail sobre o bloqueio de PIX pode parecer verdadeiro porque, em seu conteúdo, consta a logo da Caixa Econômica Federal (CEF). Além disso, o nome do banco também aparece como remetente da mensagem. É possível, por outro lado, identificar se o e-mail é falso ou não. Veja boas práticas para que você não caia nesse golpe online:

  • Verifique se alguém realmente fez uma transferência via PIX para você, com o valor mencionado no suposto e-mail da Caixa;
  • O e-mail “creditodesbloquear” não está relacionado com a Caixa. Não clique em nenhuma mensagem que foi enviada por meio dessa conta;
  • Verifique se existem erros de português no e-mail que foi encaminhado para você e, também, se o texto é genérico demais. Em caso afirmativo, suspeite logo de cara e não clique em nenhum link da mensagem;
  • Nunca, em hipótese alguma, responda e-mails com seus dados pessoais. Nenhum banco costuma enviar mensagens pedindo informações sigilosas.

Em caso de quaisquer dúvidas, contate diretamente a Caixa Econômica Federal pelo seu site ou por meio de ligações (4004.0104 para capitais e regiões metropolitanas, além de 0800 104 0104 para as demais regiões). As denúncias de golpes podem ser feitas pelo telefone 0800 512 6677.

Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Comentários

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »