Sine - MT oferece 228 vagas para pessoas com deficiência

Dependendo da função e da qualificação, os salários podem chegar a R$ 6 mil

Desde esta quinta-feira (29/05/2014), o Sine do Mato Grosso do Sul está disponibilizando 228 vagas em 24 empresas*, oferecidas ao público portador de deficiência. Dependendo da função e da qualificação, os salários podem chegar a R$ 6 mil. A iniciativa faz parte do dia “D”, que já era realizado em Mato Grosso e agora acontece simultaneamente em todo o país.

Além do banco de vagas, o sistema também oferece inscrições para Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Viver sem limite, que oferece educação profissional e tecnológica.

A secretária-adjunta de Trabalho e Emprego da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Vanessa Rosin Figueiredo, destaca que o trabalho pela inclusão de pessoas com deficiência é uma força-tarefa que demanda sensibilizar tanto o empregador quanto o candidato à vaga. “É um trabalho de mobilização. O Estado faz o meio de campo para conscientizar o empresário e também qualificar a mão de obra”, explica.

Segundo Vanessa, em muitos casos a pessoa com deficiência teme entrar no mercado do trabalho e perder permanentemente o Benefício da Prestação Continuada (BPC) – salário mínimo destinado a pessoas com deficiência que comprovem não ter meio de se sustentar. A maior parte não sabe que desde 2011 a assistência não é cancelada, mas apenas suspensa durante o período que a pessoa estiver empregada. Caso o trabalhador fique desempregado o pagamento BPC volta a ser feito.

* As vagas podem ter sido preenchidas, sem aviso prévio. Para outras informações, visite uma das agências do Sine-MT

Edição com informações do Governo de Mato Grosso

Compartilhe