Dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego no Sine - SC

O Sine de Santa Catarina da dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego.

Se você enviou o currículo e foi indicado para participar do processo de seleção de uma vaga, a etapa seguinte é a temida entrevista. Mas esta é apenas a maneira que o empregador dispõe para conhecer melhor o candidato e avaliar se ele se encaixa no perfil da empresa. “É preciso encarar este momento como uma oportunidade da empresa saber suas qualidades e conhecer melhor seu trabalho”, aconselha Carolina Rodrigues de Freitas, coordenadora estadual do Psicossocial do Sine/SST.

Existem algumas qualidades que sempre serão levadas em consideração, independentemente da empresa ou da vaga. Entre elas estão a boa apresentação do candidato, competência, motivação e a confiança pessoal e profissional. “São 10 ou 15 minutos em que você precisa provar que é um bom profissional. Seja transparente, honesto e responda de maneira clara o que for perguntado”, reforça Isabel Hammes, psicóloga do serviço psicossocial do Sine/SST, em Florianópolis.

Apresentação
Em entrevistas de emprego e no ambiente de trabalho é recomendável usar roupas mais formais. “Nada de se vestir como se fosse sair com os amigos, com o namorado ou para jogar futebol. A primeira impressão é a que fica”, recomenda Isabel.

A aparência do candidato é um fator importante. Para os homens, a indicação é ter cabelos limpos, barba aparada e unhas cortadas e limpas. Camisas de time de futebol estão vetadas: “Se o entrevistador for de um time contrário, por exemplo, isso pode prejudicar o candidato. É melhor não arriscar e guardar a roupa do time para os momentos de lazer”, orienta Carolina.

No caso das mulheres é preciso evitar o exagero. A recomendação é não se apresentar com roupas muito esportivas, decotes e fendas, roupas muito curtas ou muito justas, transparentes, de cores ou estampas extravagantes, barriga de fora, maquiagem e bijuteria em excesso, perfumes fortes e lingerie aparente. “Tudo isso pode passar uma imagem muito sensual, que não combina com um ambiente profissional”, lembra Isabel Hammes.

Os cuidados em se apresentar com roupas limpas e passadas vale tanto para homens quanto para mulheres.

Informação
Antes de participar de uma entrevista de emprego é preciso estar bem informado e se preparar para as perguntas. “O candidato deve buscar informações sobre a empresa, até para saber se vai se encaixar no perfil dela”, explica Carolina Rodrigues de Freitas, Coordenadora Estadual do Psicossocial do Sine/SST.

Ela lembra que, em geral, as empresas querem saber qual seu ponto forte e qual o seu ponto negativo, que resultados conquistou nos últimos empregos, porque você acha que deve ser contratado, qual a sua opinião sobre a empresa e qual sua opinião sobre seu chefe anterior. “Após a entrevista, aguarde a resposta da empresa sobre a vaga. Caso não seja selecionado, você pode solicitar uma resposta da empresa, para saber o motivo pelo qual você não foi contratado, para que possa melhorar na próxima entrevista”, finaliza Carolina Rodrigues de Freitas.

Dicas:

  •     Tente manter a tranquilidade e confiança.
  •  Cuidado com a postura. Mantenha a coluna reta.
  • Não fique de cabeça baixa. Olhe para o rosto do entrevistado durante a entrevista.
  • Cuidado com o vocabulário: não use palavrões, gírias e fique atento ao português correto.
  • Seja pontual e chegue ao local da entrevista com 10 ou 20 minutos de antecedência. Caso não conheça o endereço, vá até o local alguns dias antes. Se depender de transporte coletivo, confira os horários. Se for de carro, verifique como está o trânsito. E em qualquer situação, saia de casa bem antes para garantir que não se atrase.
  • Trate o entrevistador com formalidade e seja educado. “Por favor”, “com licença” e “obrigado” nunca são demais.
  •  Não masque chiclete ou bala durante a entrevista.
  • Não fume antes da entrevista.
  • Não ingira bebidas alcoólicas antes da entrevista.
  •  Evite que piercings e tatuagens apareçam.
  •  Não exagere no perfume.
  •  Não fale mal de seu antigo empregador.

O que é o serviço psicossocial?
É um serviço que facilita a inserção de interessados no mercado de trabalho. De acordo com o caso, o serviço psicossocial também encaminha os trabalhadores que precisam de atendimento para a rede de assistência social, educação, saúde, entre outros.

Como ele pode ajudar quem está em busca de um emprego?
As equipes dão dicas de como elaborar um bom currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego. Também é feita a intermediação de vagas para pessoas com deficiência, por exemplo. Nesse caso, há uma negociação com a empresa para que o candidato participe do processo de seleção para uma vaga que não é específica para pessoas com deficiência.

Como é possível ter acesso ao serviço?
Nos postos do Sine vinculados à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação em Balneário Camboriú, Blumenau, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Laguna, Mafra, Rio do Sul e Tubarão.

Fonte: Portal do Governo SC

Compartilhe

Comentários