Enem 2020: Inep libera resultados de pedido de reaplicação

Enem 2020 terá reaplicações para estudantes que não puderam prestar as provas nas datas originais.

Enem 2020: Inep libera resultados de pedido de reaplicação; Enem 2020

Reaplicação ocorrerá em fevereiro. - Foto: Agência Brasil

O Inep liberou os resultados dos pedidos feitos para a reaplicação do Enem 2020. A maior parte das solicitações vieram de estudantes que foram diagnosticados com COVID-19 e não puderam fazer parte da aplicação original do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para poder ver se o pedido foi atendido pela organização do Enem 2020, basta entrar no site do Inep. É preciso estar com o login e senha em mãos.

Como funciona a remarcação

A reaplicação do Enem é um direito de todo estudante que se sentiu prejudicado por algum evento extraordinário como doenças ou problemas de estrutura em seu município, que o impediu de fazer as provas. Ela já existia nas outras edições, mas tinha baixa procura.

No entanto, prevendo a quantidade de pessoas que poderiam se infectar com o coronavírus ou ter algum outro tipo de problema plausível para não comparecer nas datas originais, o Enem 2020 deve bater o recorde com a opção de remarcação das provas.

Sendo assim, quem não participou do Enem tradicional (17 e 24 de janeiro) ou do Enem digital (31 de janeiro e 7 de fevereiro) terá uma segunda chance, desde que o seu caso seja aprovado pelo Inep. Os pedidos são analisados individualmente e precisam ter uma boa sustentação para serem validados.

Apesar da liberação dos resultados, a página vem passando por instabilidade, com muitos estudantes reclamando nas redes sociais que não estariam conseguindo fazer o login para conferir a resposta. Apesar das queixas, o Inep não se pronunciou sobre a situação do site.

Datas da reaplicação do Enem 2020

A reaplicação das provas do Enem 2020 deve ocorrer nos dias 23 e 24 de fevereiro. Ao contrário das datas originais, as provas ocorrem na mesma semana.

É válido lembrar que as provas possuem a mesma quantidade de questões e uma redação, sendo que o nível de dificuldade é mantido para não prejudicar os candidatos e criar uma desvantagem.

A reaplicação só existe no formato impresso, não sendo possível de se fazer por meio digital. Sendo assim, mesmo quem se inscreveu para o Enem digital terá provas da maneira tradicional.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »