Enem digital 2020: cadernos do segundo dia foram divulgados

Enem digital 2020 teve abstenção de mais de dois terços dos inscritos.

Enem digital 2020: cadernos do segundo dia foram divulgados; Enem 2020

Gabarito sai no dia 10 de fevereiro. - Foto: Agência Brasil

O governo federal anunciou, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a divulgação dos cadernos do segundo dia de provas do Enem digital 2020. As avaliações podem ser baixadas no site do Inep.

Também foi informado pelo Inep que o gabarito oficial do Enem digital 2020 estará disponível para consulta a partir do dia 10 de fevereiro, no portal do Inep.

Abstenções chamaram atenção

Além da novidade do Enem ter sido aplicado de forma digital, um outro aspecto trouxe atenção de educadores e estudantes. O Enem digital 2020 teve um alto número de abstenções, com menos de um terço do inscritos realizando as provas.

No primeiro dia de aplicação (31 de janeiro), a abstenção foi de 68%. Já no segundo dia (07 de fevereiro), o número de ausentes foi ainda maior, atingindo cerca de 70% dos estudantes que estavam inscritos.

Ao todo, 93 mil pessoas estavam aptas a participarem. Menos de 30 mil fizeram as provas. Mesmo assim, o Inep e o Ministério da Educação (MEC) consideraram o Enem digital 2020 um sucesso.

Um dos principais objetivos do governo é transformar o Enem em uma prova totalmente digital a partir de 2026. Portanto, a tendência é que haja uma maior dedicação ao Enem digital com o passar dos anos.

Enem impresso também registrou abstenção alta

A versão tradicional do Enem 2020, a imprensa, foi realizada nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Comparada com outras edições também houve redução. Aproximadamente 2,5 milhões de estudantes fizeram as avaliações, menos de 50% do total que se inscreveu.

Vale lembrar que a edição do Enem digital 2020 e a tradicional foram realizadas em 2021 por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19). Geralmente, as provas do exame ocorrem nos meses de outubro ou novembro.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »