Enem digital será presencial; provas serão em 31 de janeiro de 2021

Enem digital terá provas nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021. Portões abrem às 11h30 e fecham às 13h, horário de Brasília.

enem digital será presencial, provas em 31 de janeiro

Veja mais detalhes sobre as provas. - Foto: Agência Brasil

A partir do dia 31 de janeiro de 2021 será realizado o Enem digital de forma presencial, em locais públicos com computadores. Esta é a primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste formato digital.

A segunda parte das avaliações será feita em 07 de fevereiro. Os portões abrem às 11h30 e fecham às 13h, horário de Brasília, para todas as provas e dias.

Segundo o diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi, apesar da prova ser digital, será necessário que o candidato leve uma caneta preta. Ela deverá ser usada para a prova de redação que deverá ser realizada de forma manual.

“É interessante lembrar que os participantes se deslocam até o local onde existe computador - a escola, universidade, faculdade, que se cadastrou antecipadamente - e que devem levar caneta preta porque vão fazer redação em papel ainda este ano. Foi uma opção para não ter uma mudança ainda tão radical”, afirmou em entrevista à Agência Brasil.

Espera-se que mais de 90 mil estudantes em 104 municípios brasileiros irão participar do Enem digital. Os estudantes do Amazonas farão as provas em datas diferentes (23 e 24 de fevereiro) por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Vale lembrar que os computadores da versão digital do Enem não terão acesso à internet ou outros recursos de consulta como corretores de português e calculadoras.

Medidas de segurança

Assim como no Enem tradicional, medidas de segurança para evitar a disseminação do coronavírus foram adotadas. As regras para os estudantes do Enem digital são as mesmas do impresso. Portanto, máscaras são obrigatórias e haverá disponibilização de termômetros e álcool em gel nos locais de prova.

Quem tiver sintomas de COVID-19 não poderá fazer a prova, com a opção da reaplicação nos dias 23 e 24 de fevereiro, mesmas datas das provas no Amazonas.

Divulgação das provas e gabaritos

Os cadernos das provas serão divulgados ao fim de cada uma das aplicações no site do Inep. Como esta é a versão digital do Enem, não será possível os candidatos levarem os cadernos para casa. Existe a possibilidade de se anotar as respostas em uma folha de rascunho para poder conferir depois. Os gabaritos saem em 10 de fevereiro de 2021.

Existe a intenção de se transformar o Enem em uma avaliação exclusivamente digital. Os planos do Ministério da Educação possuem o ano de 2026 como data final.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »