Enem Seriado 2021: o que é e como a avaliação será aplicada?

Enem Seriado 2021: portaria publicada pelo MEC apresenta as diretrizes da nova avaliação. Saiba tudo aqui!

Na segunda-feira, dia 11 de janeiro de 2021, foi publicada uma portaria no Diário da União contendo todas as diretrizes e as regras para implementação do Enem Seriado.

Com isso, o Ministério da Educação vai passar a aplicar provas ao final de cada ano do ciclo do ensino médio, "em série" — por isso o nome Enem Seriado.

Dessa forma, a nota final do Enem Seriado será composta por uma média de desempenho nas três provas dos três anos do ciclo.

Até então, o Enem tradicional avalia tudo o que foi aprendido nos três anos do ensino médio, em provas aplicadas em dois domingos.

Enem Seriado: como funciona?

Os estudantes farão as provas ao fim de cada ano letivo. Alunos que ingressarem no primeiro ano do ensino médio em 2021 já poderão participar do Enem Seriado no final do ano.

Em 2022, a prova será sobre o conteúdo estudado no segundo ano do ensino médio. E em 2023, terá uma avaliação com conteúdo do terceiro ano.

A nota geral, que poderá ser usada nos processos seletivos das universidades, será uma média de desempenho nas três provas.

Já está definido que a nota do Enem Seriado poderá ser usada no Prouni (Programa Universidade para Todos) e no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Ainda está sendo estudada a possibilidade de usar a nota para o SISU (Sistema de Seleção Unificada). Neste caso, as instituições de ensino superior decidirão se vão aderir ou não à nova modalidade.

“O aluno que fizer o Enem Seriado em 2021 também pode fazer o Enem Regular. As duas provas não serão na mesma data, para que o aluno possa concorrer a uma vaga por meio dos dois processos seletivos”, explicou, Eduardo Carvalho Sousa, coordenador-geral de exames para certificação do Inep.

Enem Seriado: quando começa?

Após a aplicação das provas do Enem 2020 que foi adiado para 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa), o MEC planeja iniciar a aplicação do Enem Seriado em 2021, que será uma nova forma de seleção para o ensino superior.

“Ao fazer o Enem seriado, de certa forma estamos dando proteção para quem começa o ensino médio na pandemia. Os alunos do primeiro ano, quando chegarem ao terceiro ano em 2023, com Enem seriado vão concorrer a vagas só entre si”, declarou Alexandre Lopes.

O conteúdo que cairá na prova ainda está em desenvolvimento, mas a previsão é de que as matrizes sejam divulgadas entre o final de fevereiro e início de março. Apesar disso, o Conselho de Secretários de Educação (Consed) já definiu que em 2021 serão avaliados conceitos de português e de matemática.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »