Fim do PIS/PASEP: pagamentos de 2019-2020 terminam hoje

Pagamento do PIS/PASEP foi adiantado por causa da pandemia de COVID-19. Saiba como obter o dinheiro.

Fim do PIS/PASEP: pagamentos de 2019-2020 terminam hoje; carteira de trabalho

Veja mais sobre os pagamentos. - Foto: Wikimedia Commons

Os pagamentos de 2019-2020 do PIS PASEP terminam hoje (11/02). Os repasses são realizados pelo governo federal por meio da Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Por causa da pandemia de COVID-19, os valores foram antecipados aos trabalhadores.

Anteriormente, o calendário estava previsto para ser encerrado em março de 2021. No entanto, foi identificada a necessidade de adiantar os repasses para que a economia não sofresse grandes impactos.

Segundo o governo, os pagamentos são de até R$ 1.100,00, dependendo da quantidade de tempo de trabalho em 2019. Se o indivíduo trabalhou o ano todo, receberá integralmente. Caso tenha trabalhado por um período menor, receberá proporcionalmente.

Os últimos pagamentos do PIS são para pessoas que fazem aniversário entre os meses de março e junho. Por outro lado, o PASEP será destinado aos servidores com o número do benefício terminando em 6,7,8 ou 9.

Os demais beneficiários já foram contemplados pelo PIS/PASEP em pagamentos anteriores. Caso você não tenha recebido o dinheiro ou não foi sacá-lo, é importante entrar em contato com a Caixa (PIS) ou o Banco do Brasil (PASEP).

Quem tem direito ao PIS/PASEP

Tem direito ao PIS/PASEP, o trabalhador que:

  • Teve carteira assinada em 2019 por ao menos 30 dias, em uma empresa privada (PIS);
  • Trabalhou pelo menos um mês em algum órgão ou instituição pública (PASEP);
  • Faça parte do Pis/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Que esteja com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) atualizada;
  • Receba até dois salários mínimos.

O repasse do PIS é de responsabilidade da Caixa, com o dinheiro sendo depositado em contas do banco e podendo ser movimentado pelo Caixa Tem. Se a pessoa tiver o Cartão do Cidadão com senha cadastrada pode sacar o abono nas Lotéricas.

No entanto, se o trabalhador não possuir conta na Caixa, o saque do dinheiro precisa ser realizado em alguma agência, de forma presencial. É preciso levar a carteira de trabalho e o RG.

O pagamento do Pasep é feito pelo Banco do Brasil, sendo depositado de forma automática para os funcionários públicos.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »