Fim do PIS/PASEP: pagamentos de 2019-2020 terminam hoje

Pagamento do PIS/PASEP foi adiantado por causa da pandemia de COVID-19. Saiba como obter o dinheiro.

Os pagamentos de 2019-2020 do PIS PASEP terminam hoje (11/02). Os repasses são realizados pelo governo federal por meio da Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Por causa da pandemia de COVID-19, os valores foram antecipados aos trabalhadores.

Anteriormente, o calendário estava previsto para ser encerrado em março de 2021. No entanto, foi identificada a necessidade de adiantar os repasses para que a economia não sofresse grandes impactos.

Segundo o governo, os pagamentos são de até R$ 1.100,00, dependendo da quantidade de tempo de trabalho em 2019. Se o indivíduo trabalhou o ano todo, receberá integralmente. Caso tenha trabalhado por um período menor, receberá proporcionalmente.

Os últimos pagamentos do PIS são para pessoas que fazem aniversário entre os meses de março e junho. Por outro lado, o PASEP será destinado aos servidores com o número do benefício terminando em 6,7,8 ou 9.

Os demais beneficiários já foram contemplados pelo PIS/PASEP em pagamentos anteriores. Caso você não tenha recebido o dinheiro ou não foi sacá-lo, é importante entrar em contato com a Caixa (PIS) ou o Banco do Brasil (PASEP).

Quem tem direito ao PIS/PASEP

Tem direito ao PIS/PASEP, o trabalhador que:

  • Teve carteira assinada em 2019 por ao menos 30 dias, em uma empresa privada (PIS);
  • Trabalhou pelo menos um mês em algum órgão ou instituição pública (PASEP);
  • Faça parte do Pis/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Que esteja com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) atualizada;
  • Receba até dois salários mínimos.

O repasse do PIS é de responsabilidade da Caixa, com o dinheiro sendo depositado em contas do banco e podendo ser movimentado pelo Caixa Tem. Se a pessoa tiver o Cartão do Cidadão com senha cadastrada pode sacar o abono nas Lotéricas.

No entanto, se o trabalhador não possuir conta na Caixa, o saque do dinheiro precisa ser realizado em alguma agência, de forma presencial. É preciso levar a carteira de trabalho e o RG.

O pagamento do Pasep é feito pelo Banco do Brasil, sendo depositado de forma automática para os funcionários públicos.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »