Fusão entre IBAMA e ICMBio pode afetar concursos

Ministério do Meio Ambiente estuda fusão para reduzir gastos com servidores.

Fusão entre IBAMA e ICMBio pode afetar concursos, barco navegando em rio da Amazônia

Concursos podem ser afetados se houver fusão. - Foto: Pixabay

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) planeja a fusão do IBAMA com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade) e com isso, os concursos dos dois órgãos poderão ser afetados. Ideia de unir os órgãos teria partido do próprio ministro, Ricardo Salles.

Segundo o jornal, os estudos começaram e deverão durar cerca de 60 dias. Ou seja, no final do mês de novembro, o MMA terá uma noção sobre a viabilidade da fusão. O levantamento será feito por servidores do ICMBio, IBAMA e do Ministério do Meio Ambiente.

Entre os pontos levantados por quem defende a fusão está o de unir a área administrativa dos órgãos e facilitar aquilo que é considerado como “sobreposição de tarefas”. O MMA considera que por vezes, IBAMA e ICMBio realizam a mesma tarefa e por vezes um órgão acaba atrapalhando o funcionamento do outro.

Enquanto a fusão ainda está no campo dos estudos, tanto o Ibama, quanto o ICMbio, possuem déficit de servidores e solicitações de novos concursos.

Concurso IBAMA: solicitação de novo certame foi realizada

O IBAMA solicitou ao Ministério da Economia a realização de um novo concurso. No documento, foram pedidas 2.311 novas vagas, distribuídas entre os cargos de: Analista Administrativo (336 vagas), Técnico-administrativo (1.005 vagas) e Analista Ambiental (970 vagas).

Em junho de 2020, o governo autorizou a realização de um processo seletivo do IBAMA com 843 vagas imediatas para diversos profissionais, em 15 estados. A autorização foi uma resposta aos incêndios florestais que ainda estão ocorrendo no Brasil.

Todavia, as vagas do processo seletivo são para servidores temporários e não contemplam todas as necessidades do órgão. Por isso, não deixe de conferir nossa matéria completa com os salários dos cargos e a situação atual do concurso IBAMA!

Sobre o concurso ICMBio

Em 2019, o ICMBio informou que havia um o déficit de pelo menos 1.317 servidores públicos de níveis médio e superior em seus quadros. Com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, os planos de um novo concurso ICMBio, em 2020, foram praticamente descartados. Sendo assim, novidades podem surgir em 2021.

Vale ressaltar que em 2018 houve uma solicitação de concurso com 1.179 vagas, mas o governo não autorizou a realização. Em agosto de 2019, um novo pedido foi feito, dessa vez com 1.317 vagas, também sendo negado.

As oportunidades solicitadas eram para Técnico Ambiental, Técnico Administrativo, Analista Administrativo e Analista Ambiental.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Comentários