Gabarito do ENEM: Inep libera respostas oficiais da reaplicação

Os candidatos remanescentes que participaram da reaplicação do ENEM 2020 já podem corrigir suas provas utilizando o gabarito oficial no site do Inep.

gabarito enem 2020: a imagem mostra pessoa escrevendo algo em caderno em frente a notebook aberto

Eram esperados mais de 220 mil alunos para a reaplicação. - Foto: Pixabay

Nesta segunda-feira (01/03), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou o gabarito oficial da reaplicação do ENEM 2020.

Quem realizou a prova pode acessar as respostas pelo site do Inep na área do candidato. Os resultados finais de todos os exames (impresso, digital e reaplicado) serão divulgados no dia 29 de março de 2021.

Como aconteceu o ENEM

Diferentemente dos anos anteriores, a prova não aconteceu no ano de referência por causa da pandemia de coronavírus. Normalmente, o exame é aplicado nos meses de outubro ou novembro. Mas o estado de calamidade na saúde pública provocou o adiamento do ENEM 2020. Além disso, o teste foi realizado seriado em dois formatos:

  • Impresso: dias 17 e 24 de janeiro de 2021 - prova já conhecida com caderno e cartão-resposta físicos;
  • Digital: dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021 - prova realizada em laboratórios de informática com caderno e cartão-resposta virtuais.

No primeiro dia foram 90 questões de de "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias" e "Ciências Humanas e suas Tecnologias" mais uma redação. Os estudantes precisaram redigir um texto dissertativo sobre o tema "A falta de empatia nas relações sociais no Brasil".

Já no segundo dia, foram outras 90 questões de "Ciências da Natureza e suas Tecnologias" e "Matemática e suas Tecnologias", como acontece normalmente. Os gabaritos do ENEM 2020 para ambos os formatos de prova já estão disponíveis no site do Inep.

Reaplicação do ENEM

Para este ano, aqueles que não puderam fazer o ENEM nas datas previstas devido a doenças infectocontagiosas ou problemas técnicos tiveram o direito de reaplicação. Essa última rodada de provas foi totalmente impressa e aberta também para pessoas privadas de liberdade (PPL), ocorrendo nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021. 

Agora, com o gabarito oficial da reaplicação do ENEM 2020 liberado, os estudantes poderão corrigir suas provas e calcular a média que obtiveram no exame

De acordo com o Inep eram esperados 228.679 candidatos para o primeiro dia de reaplicação e 234.083 para o segundo dia. Contudo, não compareceram 165.211 e 169.870 nos respectivos dias. O Instituto informou que esta foi a maior taxa de abstenção do exame.

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »