Gabarito ENCCEJA 2018 já está disponível

ENCCEJA Nacional 2018 teve 1.695.607 candidatos inscritos. Os gabaritos estão disponíveis na página oficial, confira.

Os gabaritos das provas para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional 2018), aplicadas no dia 05/08, já estão disponíveis na página oficial. Dos 1.695.607 inscritos, apenas 906.123 compareceram, o que representa um alto índice de ausências.

Confira os gabaritos aqui:

Você também pode baixar os arquivos em PDF:

O exame é uma grande oportunidade para jovens e adultos que não concluíram os ensinos fundamental ou médio na idade adequada.

Realizado pela primeira vez 2002, o Encceja Nacional vem ao longo desses 16 anos cada vez mais se expandindo. Antes dele, a certificação para alunos da educação de jovens e adultos (EJA) era feita por meio de provas realizadas pelas secretarias municipais ou estaduais de educação, outra opção para obtenção do certificado.

A novidade deste ano, segundo o MEC, é, sem dúvidas, o aumento significativo do interesse pelo exame. Em 2018, os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal responsável pela aplicação do exame, informam que foram 1.695.607 candidatos inscritos.

Esse recorde de participações está assim distribuído: 356.326 são candidatos que desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e a 1.339.281 querem obter o certificado do ensino médio.

Público-alvo

O Inep informa que o Encceja Nacional é uma avaliação exclusivamente voltada àqueles jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.

Além disso, esse público-alvo precisa atender ao artigo 38, parágrafos 1º e 2º, da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996: ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; ou, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino médio.

Municípios do Encceja 2018

Este ano, como consequência do recorde de inscrições, mais localidades necessitaram ser selecionadas para a aplicação das provas. No total, foram 28 municípios a mais do que no exame do ano passado, quando foram registradas 1.575.561 inscrições (7,08% a menos que em 2018).

As provas do Encceja Nacional 2018 foram aplicadas em 592 municípios de todo o Brasil, nos turnos matutino e vespertino.

Emissão do Certificado

O Inep faz sempre questão de informar que, embora seja de sua competência a aplicação das provas, a emissão do certificado e declaração de proficiência no exame aos jovens e adultos é de responsabilidade das secretarias estaduais de educação e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam termo de adesão para participarem do exame.

Modalidades do Encceja

Os testes têm quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para residentes no Brasil; Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas; Encceja Exterior, para brasileiros residentes no exterior; e Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Além desta edição do Encceja Nacional, o Inep aplicará o Encceja Exterior, no dia 16 de setembro de 2018, para os brasileiros que vivem em outros países. Também serão realizadas avaliações para pessoas privadas de liberdade (PPL) no Brasil, em 18 e 19 de setembro, bem como no exterior, entre os dias 17 e 21 de setembro (Edição com informações do Inep).

Compartilhe