Gabarito Enem 2019

Gabarito do Enem 2019 será publicado no dia 13 de novembro de 2019. Os candidatos realizaram as provas nos dois últimos domingos.

Gabarito do Enem 2019 será publicado nesta quarta-feira, dia 13 de novembro de 2019. Os candidatos realizaram neste domingo, 10 de novembro, a segunda prova, envolvendo questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

No dia 03 de novembro (domingo passado) foi realizada a primeira prova, que teve questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Outras datas relacionadas ao ENEM 2019 podem ser conferidas no site do INEP.

O ENEM 2019 teve mais de 5 milhões de candidatos inscritos que realizaram as provas nos dois últimos domingos, em 1.727 municípios espalhados em todo o Brasil.

No dia 03 de novembro, os candidatos tiveram cinco horas e trinta minutos para responderem 90 questões objetivas, mais a prova de redação. A prova do dia 10 de novembro foi mais curta, uma vez que os candidatos responderam apenas 90 questões objetivas. A duração desta segunda etapa foi de cinco horas.

Avaliação da redação

O gabarito que será divulgado nesta quarta-feira vai trazer apenas as respostas referentes à prova objetiva. Para saber o resultado da redação os candidatos deverão esperar mais.

A nota máxima da redação é de 1000 pontos e ela será corrigida por dois profissionais certificados. Em caso de divergência, um terceiro profissional irá fazer a avaliação. É possível, ainda, que a prova passe por uma banca presidida por um profissional com doutorado, no caso da divergência persistir.

Todos os alunos que tiverem redação com nota 1000 também terão seus textos avaliados por esta banca.

Nota por competência

A nota do aluno será formada por cinco competências, cada uma delas valendo 200 pontos. Confira abaixo quais são as competências avaliadas na redação, de acordo com a Cartilha de Redação do Enem 2019:

  • Competência 1: demonstrar que domina a modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Competência 2: compreender a proposta de redação, aplicando conceitos de diferentes áreas de conhecimento no desenvolvimento do tema apresentado;
  • Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Tópico: ENEM

Compartilhe

Comentários