Gabarito Enem: INEP divulga gabaritos oficiais nesta quarta-feira (27)

Gabarito Enem: INEP divulga o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio. Veja como acessar e outros detalhes aqui.

Gabarito Enem

Gabarito Enem - Foto: Agência Brasil

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020), que teve as provas aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, sai nesta quarta-feira, dia 27 de janeiro de 2021

As provas tiveram quatro cores (azul, amarela, rosa e branca). Foram, ao todo, 180 questões de múltipla escolha (ABCDE) e uma proposta de redação.

O total de candidatos faltosos foi considerado alto no primeiro dia: dos 5,7 milhões de candidatos inscritos, mais da metade faltou (51,5%). No segundo domingo o número de presentes foi ainda menor (55,3% de faltantes).

Na história do Enem, essa foi a maior taxa de abstenção já registrada. Sem sombra de dúvidas, a pandemia é o motivo central que explica esse número de ausentes.

Em 2019, o índice de abstenção foi de apenas 23,7%.

Gabarito ENEM

Para conferir o gabarito oficial do Enem 2020:

  • Acesse o site do INEP;
  • Clique em "Página do Participante";
  • Insira seus dados para entrar na plataforma.

Os candidatos devem lembrar que mesmo tendo acesso ao gabarito oficial não há como saber ainda qual foi a nota no exame.

O Enem calcula a nota com base na "teoria de resposta ao item (TRI)". Esse índice considera, entre outros aspectos, a coerência que cada candidato apresentou na sua prova.

O sistema avalia que se o estudante acertou questões difíceis é provável que também acerte as fáceis. Caso essa lógica não seja detectada, há indicativos de que ele tenha acertado as questões por chute.

Resultado final do Enem 2020

O resultado final do Enem 2020 deve ser divulgado até o dia 29 de março de 2021. Depois dessa data, o INEP divulgará a correção da redação da prova com detalhes.

Os candidatos que tirarem as melhores notas poderão usar a avaliação nacional para conseguir vagas no ensino superior e participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Enem 2020: estudantes poderão pedir reaplicação das provas

Aqueles candidatos que tiveram sintomas da COVID-19 ou outras manifestações infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação das provas nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021.

Candidatos que se sentiram prejudicados por problemas logísticos ou foram barrados nos locais por superlotação das salas também poderão solicitar reaplicação.

O prazo para esse pedido termina no dia 29 de janeiro de 2021.

Enem digital terá datas diferentes

A principal novidade do Enem 2020 foi a modalidade digital de prova.

No entanto, a avaliação digital será aplicada em dias diferentes: a primeira fase no dia 31 de janeiro e a segunda no dia 7 de fevereiro de 2021.

Redação do Enem 2020

A nota máxima da redação é de 1000 pontos e ela será corrigida por dois profissionais certificados.

Em caso de divergência, um terceiro profissional irá fazer a avaliação.

É possível, ainda, que a prova passe por uma banca presidida por um profissional com doutorado, no caso da divergência persistir.

Todos os alunos que tiverem redação com nota 1000 também terão seus textos avaliados por esta banca.

Nota por competência

A nota do aluno será formada por cinco competências, cada uma delas valendo 200 pontos.

Para ter uma ideia de como será a pontuação, confira as competências avaliadas no último Enem:

  • Competência 1: demonstrar que domina a modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Competência 2: compreender a proposta de redação, aplicando conceitos de diferentes áreas de conhecimento no desenvolvimento do tema apresentado;
  • Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Alberto Vicente
Redator
Formado em Letras pela UEFS, colabora com o time Concursos no Brasil desde 2011, produzindo conteúdos sob medida para os seus leitores. Começou a escrever textos para a internet no ano de 1997 e não parou mais.

Compartilhe

Comentários

Especial IBGE

Veja mais »