Gabaritos das provas do Procon-RJ e do ITERJ são divulgados

Provas foram aplicadas no último domingo (11/03).
Candidatos que se julgarem prejudicados poderão recorrer a partir de quarta-feira.

Nesta terça-feira (13/03), os 17.750 candidatos que fizeram provas para os concursos do Procon-RJ e do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro - ITERJ, aplicadas no domingo (11/03), poderão saber que perguntas acertaram e quais erraram. A partir das 10h, a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) disponibilizará em seu portal – www.ceperj.rj.gov.br - os gabaritos preliminares que também estarão no Diário Oficial do Estado. São 11.823 profissionais que continuam concorrendo às 181 vagas oferecidas pela Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor; e 5.927 que disputam as 104 do Iterj, vinculado à Secretaria de Estado de Habitação.

Depois de conferir as respostas dos integrantes das bancas examinadoras, o candidato que se julgar prejudicado poderá recorrer contra os gabaritos preliminares, a partir das 10h de quarta-feira (14/03). A Ceperj colocará em sua página o modelo de formulário para os que querem entrar com recursos, cujo prazo termina às 16h de 22 de março para os cargos de níveis superior, médio técnico e médio dos dois órgãos. O diretor de Concursos e Processos Seletivos da Fundação, Marcus São Thiago, pede aos que pretendem entrar com requerimentos que fiquem atentos às datas finais estabelecidas nos dois cronogramas, pois elas não serão prorrogadas.

O recurso deverá ser redigido em formulário próprio, por questão, com indicação precisa daquilo em que o candidato se julgar prejudicado e devidamente fundamentado. O documento preenchido deve ser entregue na sede da Ceperj, na Avenida Carlos Peixoto, 54, térreo, Botafogo, Zona Sul do Rio. O atendimento, durante o prazo de recebimento estabelecido nos dois cronogramas, é feito das 10h às 16h. Importante frisar que não serão aceitos recursos encaminhados por fax, internet ou via postal.

Marcus São Thiago explica que, no formulário, o candidato deverá comprovar suas alegações com a citação de artigos de legislação, itens, páginas de livros, nomes de autores, juntando, sempre que possível, cópias dos comprovantes. Ele também lembra que será indeferido liminarmente o recurso que não estiver fundamentado ou for entregue fora do prazo previsto, ou que contiver, como fundamentação, cópias dos argumentos apresentados em outros recursos.

Após julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, indistintamente. Se houver alteração do gabarito, por força de impugnações, ela valerá para todos, independentemente de terem recorrido. Os pareceres dos recursos julgados indeferidos serão anexados aos respectivos processos, que ficarão à disposição dos interessados, para ciência, pelo prazo de 30 dias, no protocolo da Fundação Ceperj, nos dias úteis, das 10h às 16h.

Quando a organizadora divulgar os resultados preliminares das provas objetivas, marcados para 29 de março (Iterj) e para 3 de abril (Procon-RJ), todos os candidatos terão acesso à imagem de seus cartões-resposta.

Confira os gabaritos nos links abaixo:

Compartilhe