Governo abre inscrições para seu programa de qualificação profissional

O programa Qualifica Mais-Emprega Mais será destinado para jovens de até 29 anos de idade. Ao todo, serão ofertadas 6.069 vagas em cursos online. Confira.

Programa de qualificação profissional do governo: banner do programa Qualifica Mais-Emprega Mais, do governo federal, em fundo roxo

O programa Qualifica Mais-Emprega Mais é uma iniciativa dos ministérios da Educação e da Economia. - Foto: Divulgação / Governo Federal

O governo brasileiro liberou prazo para inscrições de seu novo programa de qualificação profissional. Nesta primeira fase, serão ofertadas 6.069 vagas gratuitas em cursos online. O projeto-piloto, que se chama “Qualifica Mais-Emprega Mais”, destina-se para jovens com até 29 anos de idade. Conforme a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, a seleção será feita pela plataforma EduLivre.

Ao todo, três cursos vão ser fornecidos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs): Programador de Sistemas, Programador Web e Programador de Dispositivos Móveis. Todas as modalidades terão carga horária de 200 horas. Fora as respectivas qualificações, os estudantes que concluírem os cursos serão auxiliados para a inserção no mercado de trabalho.

Cidades e instituições com oferta de vagas

O programa Qualifica Mais-Emprega Mais é uma iniciativa dos ministérios da Educação e da Economia. No primeiro momento, haverá oferta de cursos nas seguintes cidades e respectivas instituições:

  • Salvador e região metropolitana (Secretaria de Educação do Estado da Bahia - SEC/BA);
  • Fortaleza e região metropolitana (Fundação Universidade Estadual do Ceará - Funece/CE);
  • Brasília e região metropolitana (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEE/DF);
  • Belo Horizonte e região metropolitana (Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais - Utramig/MG);
  • Recife e região metropolitana (Secretaria de Educação e Esportes - SEE/PE);
  • Florianópolis, Joinville, Porto Alegre e Curitiba e regiões metropolitanas (Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina - SED/SC);
  • São Paulo, Campinas e regiões metropolitanas (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CPS/SP).

Como se inscrever no programa de qualificação profissional do governo

Para se inscrever no programa Qualifica Mais-Emprega Mais, será necessário acessar a página do EduLivre. Os interessados, no ato das inscrições, deverão preencher uma trilha educacional para conhecer o contexto do mercado em que pretendem se inserir. De acordo com o governo federal, o procedimento deverá ser feito até o dia 11 de abril de 2021.

Além de informações sobre os cursos, a trilha educacional contém exercícios sobre os conteúdos apresentados. Os concluintes com melhor desempenho em cada cidade, por sua vez, vão receber um e-mail para confirmar sua matrícula diretamente com a instituição ofertante. Veja o cronograma previsto:

  • Período para cadastro e conclusão da trilha educacional: de 09 de março a 11 de abril de 2021;
  • Resultados e envio de e-mails para selecionados: a partir do dia 15 de abril de 2021;
  • Pré-matrículas e confirmação: a partir do dia 15 de abril de 2021;
  • Início das aulas: a partir do dia 10 de maio de 2021.

Detalhe importante: cada participante que receber o e-mail de pré-matrícula terá até quatro dias corridos para confirmar a participação.

Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »