Governo da Bahia anuncia proposta para suspender prazo de concursos

Caso seja aprovada, a medida não deve afetar o andamento daqueles certames que ainda não foram homologados. Confira os detalhes!

Devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, o governo da Bahia encaminhou proposta para suspender os prazos de validade de concursos públicos. O PL 23.975/2020, que deve ser analisado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), contempla aqueles certames da administração direta e indireta que já foram homologados no estado.

Caso seja aprovada, a proposta valerá enquanto durar o estado de calamidade pública. As bancas responsáveis pelos concursos deverão informar sobre a suspensão por meio de comunicados nos sites institucionais.

Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de mais detalhes sobre o assunto. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site, como simulados e artigos. Temos certeza de que existe um material feito especialmente para você!

Suspensão dos prazos de validade nos concursos da Bahia

Em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o PL abrange os certames do Tribunal de Contas do Estado e dos Municípios, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Ministério Público e o setor legislativo da Bahia. Entretanto, vale ressaltar que a suspensão não impede o prosseguimento de concursos que ainda não foram homologados.

“A suspensão de que trata o caput deste artigo não impede que seja dado prosseguimento aos concursos públicos, inclusive podendo convocar e nomear candidatos aprovados durante o período da suspensão, observadas as proibições previstas no inciso IV do art. 8º da Lei Complementar Federal nº 173, de 27 de maio de 2020”, informa trecho do projeto. Ele pediu regime de urgência na apreciação do projeto de lei.

Governo da Bahia está negociando acordo sobre a vacina russa contra a COVID-19

A embaixada da Rússia no Brasil informou que está negociando um acordo com o governo da Bahia sobre a vacina contra a COVID-19. Em nota, o chanceler russo Sergey Akopov disse que participou de uma videoconferência com o governador, Rui Costa, e o secretário de saúde, Fábio Vilas-Boas.

A intenção da conversa foi de estabelecer uma possível parceria entre as instituições de pesquisa baianas com os centros científicos russos. Também foi discutida a possibilidade de envolver outros estados da região Nordeste no mesmo acordo.

Em entrevista à TV Bahia no início de agosto de 2020, o governador Rui Costa confirmou a reunião para assegurar o interesse na vacina. "Nós tivemos uma reunião pela internet com o embaixador da Rússia, demonstrando interesse da Bahia e dos estados do Nordeste em ter essa parceria. Tanto para ajudar a fazer os testes da vacina, como eventualmente participar do processo de vacinação", ressaltou.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »