Governo disponibiliza 3 mil vagas para CNH Social

CNH Social oferta o documento de forma gratuita para pessoas de baixa renda.

Governo disponibiliza 3 mil vagas para CNH Social; carros na rua

Confira detalhes do programa. - Foto: Agência Senado

O governo do estado de Goiás anunciou que abriu mais 3 mil vagas para o programa CNH Social. O objetivo é dar oportunidade, a quem tem baixa renda, de tirar o documento de forma gratuita. O anúncio foi realizado nesta terça-feira (16/02).

Ainda de acordo com o governo, além de novos motoristas, o programa CNH Social oferta a opção de mudança de categoria para quem já possui carteira de habilitação. Sendo assim, motoristas poderão subir de categoria, desde que seguindo as regras do benefício.

Para quem ainda não tirou carteira, existe a possibilidade de obter CNH categoria A ou B. Para quem já tem, é possível fazer migração para a D, utilizada para veículos pesados.

Quem pode fazer parte do CNH Social

O CNH Social foi criado em 2019 e já disponibilizou mais de 6 mil carteiras de habilitação. O programa garante isenções a diversas taxas como exames e licenças, além de ter parceria para a realização de cursos teóricos e práticos. É garantido até três retestes em caso de falha nas provas.

A versão de 2021 será dividida em três modalidades. Confira:

  • Modalidade estudantil: somente pode se candidatar, estudantes que possuem entre 18 e 25 anos de idade e inscritos no Cadastro Único. É preciso que eles tenham estudado o ensino médio em uma instituição de ensino público estadual;
  • Modalidade rural: o interessado deve ser registrado no Cadastro Único, ser alfabetizado e morar na zona rural do seu município;
  • Modalidade urbana: o candidato precisa ser registrado no Cadastro Único, ser alfabetizado e morar na zona urbana do município em que reside.

Também é obrigatório que o interessado não tenha cometido algum tipo de infração gravíssima ou grave nos últimos 12 meses em relação ao momento da inscrição. Além disso, não pode ter tomado duas ou mais multas de nível médio.

Como se inscrever no CNH Social

As inscrições do CNH Social devem ser feitas no site do Detran Goiás. Por lá, o interessado consegue obter mais detalhes e informações sobre o programa.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »