Governo - SE autoriza seleção para Tradutor, Intérprete e Instrutor

O local e a dada da inscrição e do processo seletivo serão divulgados posteriormente pela Seplag.

O governador de Sergipe, Jackson Barreto, autorizou no dia 29/01, a realização do Processo Seletivo Simplificado para os professores Tradutores e Instrutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras), para provimento de vagas e cadastro de reserva da Secretaria de Estado da Educação. A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) abrirá as inscrições para o processo seletivo, que terá como objetivo assegurar as condições de aprendizagem das pessoas com deficiência. O local e a dada da inscrição e do processo seletivo serão divulgados posteriormente pela Seplag.

As vagas serão distribuídas entre as Diretorias Regionais de Educação e a Divisão de Educação Especial/Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (DIEESP/CAS). Além do preenchimento das 66 vagas de Tradutor e Intérprete e as 12 de Instrutor de Libras já existentes, será formado um cadastro de reserva para atender as demandas que surgirem durante a vigência do processo seletivo. Das vagas existentes, 15% serão reservadas a pessoas com necessidades educacionais especiais.

A carga horária será de 180 horas, observada a necessidade da unidade de ensino na qual o candidato selecionado for lotado. A remuneração mensal será de R$ 850,00, tanto para Tradutor e Intérprete de Libras quanto para Instrutor de Libras. O prazo de vigência da seleção será de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.

Os classificados ocuparão vagas em unidades de ensino de cada Diretoria de Educação pela qual optou, informada no ato da inscrição.

Pré-requisitos

Os candidatos que quiserem participar do processo de seleção para tradutor e intérprete de Libras deverão ter os seguintes pré-requisitos: ter o ensino médio e ter formação na área por meio de cursos: educação profissional universitária em tradução/interpretação de Libras ou cursos de extensão universitária em tradução/interpretação de Libras com carga horária mínima de 120 horas, ou cursos de formação continuada em tradução/interpretação de Libras promovidos por instituições de ensino superior ou instituições credenciadas pela Secretaria de Estado da Educação; ou cursos de formação promovidos por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda, com carga horária mínima de 120 horas, desde que o certificado seja convalidado por uma das instituições de ensino superior ou instituições credenciadas pela Seed, ou certificado de proficiência em Tradução e Interpretação de Libras; ou ainda curso de Libras com carga horária mínima de 120 horas.

Os aprovados irão atuar em turmas do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, pré-universitário e DIEESP/CAS.

Já os candidatos a uma vaga para instrutor de Libras deverão ter algum desses pré-requisitos: certificado de conclusão do ensino médio com Certificado de Proficiência em Uso e Ensino de Libras (PROLIBRAS) ou certificado de Instrutor de Libras (Fenei ou Seed); graduação em qualquer Licenciatura com Certificado de Proficiência em Letras/Libras e/ou Pós-graduação em Libras; ou Certificado de conclusão de Licenciatura em Letras/Libras e/ou Letras/Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.

Documentos

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar a ficha de inscrição preenchida, além da cópia autenticada dos certificados referentes aos cursos de Libras que possui cópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Nível Superior, cópia autenticada da Carteira de Identidade e do CPF, curriculum vitae rubricado e com todas as páginas numeradas, e cópia autenticada dos documentos comprobatórios da titulação apresentada no curriculum vitae.

Vagas

As vagas oferecidas serão distribuídas conforme esta tabela:

Diretoria de Educação

Tradutor e Intérprete

Instrutor

SEED/DIEESP/CAS

03

02

DEA

21

01

DRE 1

05

01

DRE 2

15

01

DRE 3

07

01

DRE 4

03

01

DRE 5

03

01

DRE 6

04

01

DRE 7

01

01

DRE 8

01

01

DRE 9

03

01

TOTAL

66

12

Agência Sergipe de Notícias

Compartilhe