Governo: hackers estavam provocando instabilidade no Caixa Tem

Governo federal teria identificado que hackers estariam por trás da instabilidade no aplicativo Caixa Tem.

Hackers estavam provocando instabilidade no Caixa Tem, silhueta de um hacker

Governo identificou que hackers estavam causando problemas no Caixa Tem. - Foto: Pixabay

De acordo com o governo federal, hackers estavam provocando instabilidade no Caixa Tem, no que foi classificado como uma “ação orquestrada”. De acordo com o que foi publicado pela colunista Carla Araújo do UOL, os cybercriminosos teriam utilizado de robôs para enviar mensagens de que o saldo relativo ao auxílio emergencial estaria zerado.

Não foi informado se o governo já tem a identidade das pessoas por trás dos ataques ou se isso ainda está em investigação. Nesta quarta-feira (15/07), internautas reportaram nas redes sociais que o seu saldo do benefício estaria zerado, o que fez com que o alerta se acendesse entre as autoridades.

Geralmente, os registros de fraudes são feitos no Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov). Em seguida, as investigações passam à Polícia Federal.

É preciso lembrar que o Caixa Tem é o aplicativo criado pela Caixa Econômica Federal onde milhões de brasileiros podem consultar e utilizar o seu dinheiro do auxílio emergencial. Por meio da ferramenta o cidadão pode fazer pagamentos de contas e até mesmo realizar compras em supermercados e outros estabelecimentos via QR Code. Por isso, o aplicativo é de suma importância durante a pandemia.

Auxílio emergencial incentivou uma grande quantidade de golpes

Desde o começo do auxílio emergencial, os golpes praticados por criminosos foram muitos e diversos. Entre os mais famosos estava o de um "e-mail enviado pela Caixa" solicitando que o indivíduo fizesse uma atualização dos seus dados cadastrais.

Outro fator que fez com que os golpes aumentassem foi o pagamento da parcela emergencial do FGTS. Nele, milhões de brasileiros poderão sacar até R$ 1.045,00 do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), conforme calendário já divulgado pelo governo. Mais de 100 mil pessoas caíram em um golpe sobre o benefício.

Caixa Tem vem sofrendo problemas

O aplicativo do Caixa Tem vem passando por muitos problemas desde o seu lançamento. Reclamações são constantes. Recentemente, a Caixa anunciou que a ferramenta passou por atualizações para facilitar o uso dos beneficiários do auxílio emergencial e diminuir as filas. Mesmo assim, muitas queixas continuaram a ocorrer.

Veja também:

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »