Governo: hackers estavam provocando instabilidade no Caixa Tem

Governo federal teria identificado que hackers estariam por trás da instabilidade no aplicativo Caixa Tem.

De acordo com o governo federal, hackers estavam provocando instabilidade no Caixa Tem, no que foi classificado como uma “ação orquestrada”. De acordo com o que foi publicado pela colunista Carla Araújo do UOL, os cybercriminosos teriam utilizado de robôs para enviar mensagens de que o saldo relativo ao auxílio emergencial estaria zerado.

Não foi informado se o governo já tem a identidade das pessoas por trás dos ataques ou se isso ainda está em investigação. Nesta quarta-feira (15/07), internautas reportaram nas redes sociais que o seu saldo do benefício estaria zerado, o que fez com que o alerta se acendesse entre as autoridades.

Geralmente, os registros de fraudes são feitos no Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov). Em seguida, as investigações passam à Polícia Federal.

É preciso lembrar que o Caixa Tem é o aplicativo criado pela Caixa Econômica Federal onde milhões de brasileiros podem consultar e utilizar o seu dinheiro do auxílio emergencial. Por meio da ferramenta o cidadão pode fazer pagamentos de contas e até mesmo realizar compras em supermercados e outros estabelecimentos via QR Code. Por isso, o aplicativo é de suma importância durante a pandemia.

Auxílio emergencial incentivou uma grande quantidade de golpes

Desde o começo do auxílio emergencial, os golpes praticados por criminosos foram muitos e diversos. Entre os mais famosos estava o de um "e-mail enviado pela Caixa" solicitando que o indivíduo fizesse uma atualização dos seus dados cadastrais.

Outro fator que fez com que os golpes aumentassem foi o pagamento da parcela emergencial do FGTS. Nele, milhões de brasileiros poderão sacar até R$ 1.045,00 do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), conforme calendário já divulgado pelo governo. Mais de 100 mil pessoas caíram em um golpe sobre o benefício.

Caixa Tem vem sofrendo problemas

O aplicativo do Caixa Tem vem passando por muitos problemas desde o seu lançamento. Reclamações são constantes. Recentemente, a Caixa anunciou que a ferramenta passou por atualizações para facilitar o uso dos beneficiários do auxílio emergencial e diminuir as filas. Mesmo assim, muitas queixas continuaram a ocorrer.

Veja também:

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »