IBGE libera simulador para calcular o salário de Recenseador

Candidatos a mais de 181 mil vagas para o cargo de Recenseador pelo concurso IBGE Censo 2021 já podem utilizar o simulador e verificar qual será seu salário.

As inscrições do concurso IBGE Censo 2021 para Recenseador já começaram. Por causa disso, o Instituto liberou um simulador para os candidatos poderem calcular qual será a sua remuneração caso sejam contratados para a função. Dos cargos ofertados, este é o único que não tem um salário específico previsto.

Segundo o edital, o Recenseador do IBGE recebe de acordo com sua produção. Sendo assim, o valor pode variar conforme a localidade de trabalho e o número de domicílios atendidos. São 181.989 oportunidades para cobertura de 5.297 cidades brasileiras. Vale ressaltar também que os contratos serão firmados por três meses, para trabalhar de agosto a outubro.

Recenseador recebe de acordo com o trabalho desenvolvido

Em coletiva de imprensa, no último dia 18 de fevereiro, o coordenador de Recursos Humanos do Instituto, Bruno Malheiros, explicou um pouco sobre a remuneração deste cargo. De acordo com ele, zonas rurais promovem uma dificuldade maior para o profissional chegar às casas, uma vez que essas costumam ser distantes umas das outras.

“Por exemplo, um recenseador que atua numa área urbana tem mais facilidade de locomoção do que um recenseador que for visitar domicílios em uma comunidade ribeirinha isolada”, explica Malheiros. Logo, quem for contratado para áreas rurais deve receber mais do que aquele que irá lidar com zonas urbanas.

Além disso, o salário do Recenseador do IBGE também está ligado à jornada de trabalho. No edital está expresso que a carga horária mínima despendida por semana é de 25 horas, enquanto a máxima é de 50 horas.

“Quanto mais domicílios visitar e pessoas entrevistar, maior a remuneração. O recenseador pode trabalhar em qualquer horário, especialmente naqueles em que pode encontrar os moradores em casa, incluindo finais de semana e feriados”, pontuou.

Como descobrir a remuneração de um Recenseador do IBGE?

Para saber quanto o trabalhador irá receber, ele deve:

O simulador irá dizer qual é o valor estimado por semana e também por mês de trabalho.

Vale ressaltar que a quantia mínima pode variar de acordo com o estado e o município, por levar em consideração as características específicas de cada localidade. A partir disso, o candidato poderá se inscrever no concurso IBGE e selecionar o lugar onde quer atuar já sabendo quanto irá receber.

Na coletiva, Bruno Malheiros ainda alertou que a ideia é os contratados trabalhem no local onde residem por conhecerem melhor a geografia da região. As inscrições para Recenseador do IBGE ficarão abertas até o dia 19 de março de 2021 sob taxa de R$ 25,77.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »