Medo do desemprego caiu em março deste ano

Pesquisa Termômetros da Sociedade Brasileira, divulgada pela CNI, mostra que o medo do desemprego caiu, principalmente na região Norte-Centro-Oeste.

O Índice de Medo do Desemprego caiu 7,4% em março deste ano, se comparado a dezembro de 2012. No mesmo período, o Índice de Satisfação com a Vida recuou 0,8% e ficou em 104,5 pontos. As informações são da pesquisa Termômetros da Sociedade Brasileira, divulgada na sexta-feira (05/04) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

"A percepção das pessoas reflete o que está ocorrendo no mercado de trabalho. O emprego formal e a renda dos trabalhadores continuam crescendo", avalia o economista da CNI Marcelo Azevedo. A queda no medo do desemprego foi generalizada e comum a todos os cortes da pesquisa (gênero, idade, grau de instrução, renda familiar, condição e porte do município e região).

Mas maior retração foi registrada na região Norte-Centro-Oeste, onde o índice caiu 15,6% em março na comparação com dezembro de 2012. A pesquisa considera os estados do Norte e do Centro-Oeste como uma região única.

Apesar da queda registrada na comparação com dezembro, o Índice de Satisfação com a Vida de março ficou muito próximo dos 104,8 pontos do mesmo mês do ano passado.

A pesquisa Termômetros da Sociedade Brasileira foi feita com 2.002 pessoas de 143 municípios, entre os dias 8 e 13 de março. Para baixar o PDF com o estudo completo, clique aqui

Graficos

Informações do portal da CNI

Compartilhe