Inep remarca provas do Encceja 2020; confira a NOVA data de aplicação

Em nova decisão do Inep, as provas do Encceja foram remarcadas para agosto de 2021. Cerca de 1,6 milhão de pessoas realizaram suas inscrições no exame.

Devido ao contexto de pandemia, o Inep decidiu remarcar as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2020 (Encceja). As avaliações seriam aplicadas no dia 25 de abril de 2021, mas o período foi adiado para 29 de agosto do mesmo ano. Além das provas objetivas, os inscritos no Encceja também terão que participar da etapa de redação. O texto deve ser elaborado com base no tema que será proposto no dia das avaliações.

“Do ponto de vista técnico-pedagógico, a postergação da data de aplicação do Encceja 2020 trará o menor impacto possível diante do estado de emergência de saúde pública de importância internacional. (...) O Instituto entende a necessidade de adequação do calendário de aplicação das provas”, declarou o Inep. A mudança no cronograma do Encceja 2020 foi divulgado no Diário Oficial da União, por meio da edição do dia 09 de abril de 2021 (página 57).

Vale lembrar que a participação no Encceja 2020 teve caráter voluntário e, por isso, os interessados não tiveram que efetuar taxas de pagamento. Cerca de 1,6 milhão de pessoas confirmaram os seus cadastros, tendo em vista que as inscrições puderam ser feitas entre os dias 11 e 25 de janeiro de 2021. Além de não terem concluído os níveis fundamental e médio de ensino, existe uma idade mínima para pleitear os certificados do Encceja:

  • A partir de 15 anos para aqueles que desejam obter certificação de nível fundamental;
  • A partir de 18 anos para quem pretende garantir a certificação de nível médio.

Provas do Encceja foram remarcadas para agosto; entenda como vai funcionar

Organizado pelo Inep, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) acontece desde o ano de 2002. O propósito sempre foi o de aplicar provas para as pessoas que não concluíram, na idade regular, os níveis fundamental e médio de ensino. Devido ao contexto de pandemia, o calendário do Encceja 2020 começou a ser executado somente no início deste ano de 2021.

Todas as emissões dos certificados serão feitas pelas secretarias de educação, além dos institutos federais que aderiram ao exame. Conforme cronograma alterado pelo Inep, as provas do Encceja vão ser aplicadas provavelmente no dia 29 de agosto de 2021. Os inscritos poderão responder as questões em qualquer estado brasileiro, das 9h às 13h (matutino) e das 15h30 às 20h30 (vespertino).

De forma geral, as provas vão ser constituídas por 30 questões de múltipla escolha e uma etapa de redação. Pelo portal do Inep, é possível encontrar materiais de estudo, bem como provas anteriores do Encceja. Veja o que vai cair nas provas:

Para certificação de nível fundamental no Encceja

  • Prova I: Ciências Naturais;
  • Prova II: Matemática;
  • Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Prova IV: História e Geografia.

Para certificação de nível médio no Encceja

  • Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Prova II: Matemática e suas Tecnologias;
  • Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »