Abertas as inscrições para o ENCCEJA 2017

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, pelo Sistema de Inscrição disponível no portal do INEP.

Estão abertas até 18 de agosto de 2017 as inscrições para quem deseja obter o Certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Ennceja. Os interessados precisam acessar o Sistema de Inscrição disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Requisitos

De acordo com a assessoria do INEP, para fazer o Encceja é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do Ensino Fundamental; ou ter, no mínimo, 18 anos completos para quem busca a certificação do Ensino Médio. Para se inscrever é preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e-mail e celular válidos. Se o participante precisar de atendimento especializado e/ou específico deve fazer a solicitação, e comprovar a necessidade, durante o período de inscrição.

Durante a inscrição também é necessário indicar a certificação de conclusão de interesse, se para Ensino Fundamental ou para Ensino Médio. O participante deve indicar, ainda, a(s) prova(s) com a(s) qual(is) deseja obter certificação, no Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Isso ocorre porque algumas pessoas já têm uma declaração parcial de proficiência, não precisando repetir a prova da área. Também deve ser indicada em qual Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia o participante deseja solicitar o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência. Por fim, é preciso escolher a cidade onde realizará as provas.

Provas

As provas serão aplicadas no dia 22 de outubro de 2017 e deverão obedecer às normas legislativas em vigor. Serão compostas de 30 questões objetivas e uma proposta de redação, a serem feitas durante o período de 6 horas, distribuídas nos turnos matutino e vespertino. Aos participantes que assim desejarem, serão utilizados seus respectivos nomes sociais e, aos PPL, haverá editais específicos. Confira os conteúdos cobrados no final desta notícia.

Os candidatos farão quatro provas e uma redação durante os dois turnos do dia, utilizando caneta esferográfica de tinta preta em material transparente e com a apresentação do CPF e um documento com foto. Todos os aparelhos eletrônicos ou quaisquer materiais proibidos pelo edital ( lápis, lapiseiras, borracha, canetas em material não transparente, anotações, materiais de consulta, calculadoras, relógios, entre outros) serão lacrados em embalagem própria, preferencialmente desligados ou podem acarretar na eliminação do participante. Os cadernos de questão só poderão ser levados com o participante se este sair da prova faltando 30 minutos ou menos.

Cálculo da nota e habilitação

Para o cálculo da nota é tido como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI), onde o valor de cada questão é calculado através de seu índice de dificuldade e o número de erros e acertos dos participantes. Será habilitado aquele que atingir, no mínimo, a média de cada caderno, que é de 100 pontos; no caso da redação, a média é 5 dos 10 pontos e é necessário que a atinja para também obter proficiência nas matérias de Língua Portuguesa e Linguagens.

Gabarito

O gabarito das provas será divulgado no portal do Inep até o dia 3 de novembro de 2017, já o resultado será divulgado individualmente pelo endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante, com apresentação do CPF e senha utilizada no cadastro.

Competirá às Secretarias Estaduais e Institutos Federais definir os procedimentos necessários e à elaboração dos Certificados de Conclusão aos participantes que se qualificaram. A estes, é necessário que escolham em qual instituição seu Certificado será emitido no momento da inscrição, além de se certificar que preenche todos os requisitos necessários.

Conteúdos que serão cobrados nas provas objetivas:

ENSINO FUNDAMENTAL
- Ciências Naturais
- História e Geografia
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
- Matemática

ENSINO MÉDIO
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
- Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação
- Matemática e suas Tecnologias