Inscrições para o SiSU 2020/2 foram adiadas; confira o novo período

De acordo com o ministro Weintraub, as inscrições para o SiSU 2020/2 devem ocorrer em julho de 2020. Confira os detalhes!

Inscrições para o SiSU 2020/2 foram adiadas: enquadramento fechado do ministro Abraham Weintraub, do ombro pra cima e de frente

É possível que as inscrições para o ProUni e Fies também sejam adiadas. - Foto: Pedro França/Agência Senado

Na tarde desta terça-feira (16/06), Abraham Weintraub anunciou que as inscrições para o SiSU 2020/2 foram adiadas para julho de 2020. O ministro da Educação não explicou o motivo da mudança repentina, mas confirmou que mais detalhes devem ser oportunamente divulgados por meio do Diário Oficial da União.

As inscrições para a edição do segundo semestre do SiSU deveriam começar ainda nesta terça-feira. Agora, os interessados provavelmente poderão realizar o cadastro entre os dias 07 e 10 de julho de 2020.

Mudança no período de inscrições para o SiSU 2020/2 pode influenciar ProUni e Fies

Ainda no mês de maio, o ministro Abraham Weintraub havia confirmado que as inscrições para o ProUni seriam realizadas entre os dias 23 e 26 de junho de 2020. O cronograma para cadastro no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), por sua vez, foi definido em período posterior: do dia 30 de junho ao dia 03 de julho.

Entretanto, com o adiamento das inscrições para o SiSU 2020/2, é possível que ambos os prazos também sofram mudanças. O ProUni e o Fies sempre foram realizados após o Sistema de Seleção Unificada.

Novidades no SiSU 2020/2

O SiSU, em sua edição do segundo semestre de 2020, veio com novidades: será a primeira vez em que ocorrerá oferta de cursos a distância.

Uma outra mudança diz respeito à determinação de que os participantes possam encaminhar os documentos de matrícula por meio digital.

“As inscrições para o Sisu do segundo semestre vão de 7 a 10 de julho. O edital será publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União. Até o momento, as instituições públicas já disponibilizaram 51 mil vagas (nº pode subir). Novidade: haverá oferta em cursos a distância”, escreveu Weintraub em seu perfil no Twitter.

No ano passado, o SiSU 2019/2 disponibilizou 59.028 vagas em 1.731 cursos de ao menos 76 instituições públicas de nível superior.

Explore:

Tópico: MEC

Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Comentários

Especial PRF

Veja mais »