INSS adia prova de vida para 31 de outubro

Pandemia provocada pelo novo coronavírus fez INSS adiar prova de vida de setembro para 31 de outubro de 2020.

INSS adia prova de vida para 31 de outubro, agência do INSS

Prova de vida é obrigatória e está prevista em lei. - Foto: Agência Senado

O INSS adiou a prova de vida para o dia 31 de outubro de 2020 por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Agora, os aposentados e pensionistas terão um prazo maior para poderem fazer parte do recadastramento anual. Inicialmente, o período se esgotaria no dia 30 de setembro de 2020.

A comprovação anual é realizada a cada 12 meses e está prevista em lei. A prova de vida tem como função evitar que fraudes sejam feitas em relação ao dinheiro pago pelo INSS aos aposentados e pensionistas. O modelo atual foi criado no ano de 2012, sendo que é previsto que, se a pessoa não fizer o recadastramento, pode ter o seu benefício cortado.

A prova de vida não precisa ser feita necessariamente em uma unidade do INSS. A autarquia recomenda que o beneficiário se dirija até a agência bancária onde recebe os pagamentos, com um documento de identidade, para realizar o processo.

No caso do beneficiário ter uma doença considerada grave ou estiver em situação de locomoção limitada, existe a possibilidade de realizar a prova de vida mediante uma procuração. A pessoa em posse do documento deverá ter um cadastro junto ao INSS. Inclusive, o governo decidiu expandir o uso de procurações e facilitar os procedimentos durante a pandemia.

Um outro ponto que é válido destacar é que quem possui mais de 80 anos ou possui alguma limitação poderá solicitar um atendimento especial, fazendo com que um servidor da autarquia vá até a residência do beneficiário fazer a comprovação. O agendamento pode ser feito por meio do Meu INSS.

Você conhece as funcionalidades do Meu INSS e as opções que podem facilitar sua vida? O Concursos no Brasil tem uma matéria que te mostra como baixar e utilizar o Meu INSS!

Além do Meu INSS, é possível que o aposentado ou pensionista obtenha informações pelo telefone 135.

INSS quer implementar prova de vida digital

O INSS quer implementar uma prova de vida digital, feita mediante o uso de um smartphone com câmera. Por enquanto, o projeto é restrito para um grupo de beneficiários que está sendo contatado pela autarquia.

No caso, a prova é feita pelo aplicativo Meu INSS. Nele, o usuário tem a opção de tirar uma foto para comprovar sua vida. Um algoritmo de biometria irá comparar a imagem enviada pelo indivíduo com os bancos de dados do Detran e da Justiça Eleitoral.

Como está em fase de testes, somente os beneficiários selecionados previamente terão a opção disponível. Se o resultado for considerado positivo, a tendência é que isso se torne um padrão.

Tópico: INSS

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Comentários