INSS adia retorno das agências mais uma vez; saiba previsão de volta

O retorno das agências do INSS estava previsto para acontecer nesta sexta (19), mas o plano de reabertura ainda não foi finalizado. Saiba mais detalhes!

INSS adia retorno das agências: panorama de uma das agências do INSS

O presidente do INSS explicou que as medidas de distanciamento social estão sendo consideradas. - Foto: Wikimedia Commons

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (18/06), o INSS decidiu adiar o retorno das agências para o dia 13 de julho de 2020. A decisão foi firmada pelo presidente da autarquia, Leonardo Rolim, e pela Federação dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS).

De acordo com o presidente da Previdência em Sergipe (Sindiprev), o objetivo do adiamento é o de organizar a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os servidores e o público a ser atendido.

Mesmo com a nova data prevista, o presidente do INSS também reiterou que a reabertura das agências poderá ser novamente suspensa. Tudo vai depender das condições sanitárias para o pleno funcionamento das unidades.

Leonardo Rolim explicou que estão sendo consideradas as condições específicas dos estados sobre as medidas de distanciamento social. “O INSS está comprometido com a segurança e com a saúde dos servidores e dos cidadãos” frisou.

As agências do INSS estão com as portas fechadas desde o mês de março e a expectativa era retomar os serviços de atendimento nesta sexta-feira (19/06).

Plano de retorno das agências do INSS

A gestão do INSS elaborou uma espécie de plano para a reabertura das unidades de atendimento, que conta com a adaptação das agências e a compra de itens de proteção/higienização.

Dessa maneira, o retorno só será oficializado quando todos os protocolos sanitários e de segurança forem plenamente atendidos.

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, também prevê outras questões que devem ser levadas em conta, como a contratação de terceirizados e a volta da perícia médica federal.

Ele destacou que não há quaisquer possibilidades de retorno sem profissionais que executem as atividades essenciais, especialmente ligadas à análise de concessão de benefícios.

Atendimentos podem ser feitos pelo “Meu INSS”

Por meio do portal “Meu INSS”, disponível no site ou pelo aplicativo via celular (Android e iOS), é possível consultar processos e status de benefícios atuais. A plataforma do INSS digital registra todas as informações de vida laboral, incluindo contribuições previdenciárias e períodos trabalhados.

Confira os principais serviços fornecidos pelo Meu INSS:

  • Aposentadoria por idade;
  • Revisão de benefícios;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Extrato previdenciário;
  • Consulta de declaração (nada consta);
  • Pensão por morte rural e urbana;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas);
  • Certidão de Tempo de Contribuição;
  • Simulação de Tempo de Contribuição;
  • Atualização de dados cadastrais do beneficiário;
  • Seguro Defeso do Pescador Artesanal;
  • Salário-maternidade;
  • Carta de Concessão de Benefício;
  • Solicitação de auxílio doença;
  • Prorrogação de auxílio doença;
  • Agendamento de Perícia Médica;
  • Extrato do imposto de renda;
  • Extrato de consignado;
  • Cálculo de contribuições em atraso;
  • Acordos Internacionais;
  • Excluir desconto de mensalidade associativa do benefício;
  • Possibilidade de recursos;
  • Cópia de processo;
  • Agendamento de perícia;
  • Resultado de perícia médica;
  • Bloqueio do benefício para empréstimo consignado;
  • Acordos Internacionais.

Não está interessado em acessar a plataforma, mas precisa resolver alguma pendência ligada ao INSS? Também existe a opção de solicitar atendimento por meio do número 135. As ligações podem ser feitas de segunda à sábado, das 7h às 22h.

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Tópico: INSS

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