INSS adia retorno das agências mais uma vez; saiba previsão de volta
O retorno das agências do INSS estava previsto para acontecer em agosto, mas precisou ser novamente adiado. Saiba mais detalhes!
Em comunicado no dia 21/08, o INSS decidiu adiar o retorno das agências para o dia 14 de setembro de 2020. A decisão foi tomada em conjunto com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia.
O adiamento ocorreu mais uma vez em virtude da pandemia do novo coronavírus. Mesmo com a nova data prevista, o presidente do INSS também reiterou que a reabertura das agências poderá ser novamente suspensa. Tudo vai depender das condições sanitárias para o pleno funcionamento das unidades.
Em nota à imprensa, o INSS informou que "a reabertura gradual e segura irá considerar as especificidades de cada uma das agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva".
Leonardo Rolim, presidente do INSS, explicou que estão sendo consideradas as condições específicas dos estados sobre as medidas de distanciamento social. “O INSS está comprometido com a segurança e com a saúde dos servidores e dos cidadãos” frisou.
- Veja todos osConcursos abertos
As agências do INSS estão com as portas fechadas desde o mês de março de 2020.
Plano de retorno das agências do INSS
A gestão do INSS elaborou uma espécie de plano para a reabertura das unidades de atendimento, que conta com a adaptação das agências e a compra de itens de proteção/higienização.
Dessa maneira, o retorno só será oficializado quando todos os protocolos sanitários e de segurança forem plenamente atendidos.
O presidente do INSS também prevê outras questões que devem ser levadas em conta, como a contratação de terceirizados e a volta da perícia médica federal.
Ele destacou que não há quaisquer possibilidades de retorno sem profissionais que executem as atividades essenciais, especialmente ligadas à análise de concessão de benefícios.
Atendimentos podem ser feitos pelo “Meu INSS”
Por meio do portal “Meu INSS”, disponível no site ou pelo aplicativo via celular (Android e iOS), é possível consultar processos e status de benefícios atuais. A plataforma do INSS digital registra todas as informações de vida laboral, incluindo contribuições previdenciárias e períodos trabalhados.
Confira os principais serviços fornecidos pelo Meu INSS:
- Aposentadoria por idade;
- Revisão de benefícios;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Extrato previdenciário;
- Consulta de declaração (nada consta);
- Pensão por morte rural e urbana;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas);
- Certidão de Tempo de Contribuição;
- Simulação de Tempo de Contribuição;
- Atualização de dados cadastrais do beneficiário;
- Seguro Defeso do Pescador Artesanal;
- Salário-maternidade;
- Carta de Concessão de Benefício;
- Solicitação de auxílio doença;
- Prorrogação de auxílio doença;
- Agendamento de Perícia Médica;
- Extrato do imposto de renda;
- Extrato de consignado;
- Cálculo de contribuições em atraso;
- Acordos Internacionais;
- Excluir desconto de mensalidade associativa do benefício;
- Possibilidade de recursos;
- Cópia de processo;
- Agendamento de perícia;
- Resultado de perícia médica;
- Bloqueio do benefício para empréstimo consignado;
- Acordos Internacionais.
Não está interessado em acessar a plataforma, mas precisa resolver alguma pendência ligada ao INSS? Também existe a opção de solicitar atendimento por meio do número 135. As ligações podem ser feitas de segunda à sábado, das 7h às 22h.
Tópico: INSS
Compartilhe