INSS aumentou valor da aposentadoria em 25%; entenda quem receberá

Saiba quais aposentados terão direito ao incremento de 25% na aposentadoria e como solicitar o novo valor.

INSS aumentou valor da aposentadoria em 25%, cédulas de reais

INSS aumentou valores para aposentados. - Foto: Concursos no Brasil

Foi anunciado pelo governo federal que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aumentou o valor da aposentadoria em 25% para alguns de seus beneficiários. No caso, receberão novos valores os aposentados por invalidez, ou seja, beneficiários que não tenham condições de realizarem atividades de trabalho.

Conforme o anúncio, o aumento está relacionado ao auxílio-acompanhante que foi criado justamente para ajudar a cobrir as despesas de atividades diárias que são realizadas com o auxílio do acompanhante.

Vale ressaltar que, o acompanhante não precisa ser um enfermeiro ou qualquer outro tipo de profissional contratado. De acordo com o INSS, uma pessoa da família do aposentado pode ser considerada como acompanhante, desde que seja comprovada pelo beneficiário.

Como solicitar o novo valor

De acordo com o INSS, todo aposentado que ainda está em processo para se tornar beneficiário do INSS, e que faz parte do grupo contemplado, já será incluso automaticamente no aumento do valor. Porém, quem já está aposentado e possui os requisitos exigidos, poderá solicitar o aumento por meio do aplicativo Meu INSS (disponível para iOS e Android) ou pelo telefone 135.

O INSS informou a necessidade de alguns documentos para realizar o pedido, sendo eles:

  • CPF;
  • Documento de identificação com foto;
  • Termo de representação legal;
  • Documentos médicos que comprovem que o beneficiário necessita de um acompanhante.

Vale ressaltar que, por enquanto, não será possível que o interessado vá até uma unidade da Previdência Social para pedir a ampliação do benefício. As agências estão fechadas devido a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Existe a previsão de reabertura para o dia 14 de setembro. Todavia, a greve dos servidores pode afetar a volta dos atendimentos presenciais e a data poderá ser adiada pelo governo.

Um pouco sobre a greve

Os servidores do INSS declararam greve sanitária contra a reabertura das agências, já que, como informado, as atividades presenciais seriam retomadas no dia 14 de setembro. Durante reunião da Federação Nacional dos Servidores da Previdência Social (Fenasps), ficou decidido que os atendimentos só serão feitos remotamente, mesmo após a data estipulada para o retorno.

O receio dos servidores do INSS é que ao reabrir as agências pode haver um surto de contaminação do novo coronavírus (COVID-19) em diversas unidades.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »