INSS possui mais de 1,5 milhão de processos pendentes

Além dos processos pendentes, INSS possui déficit de servidores. O último concurso ocorreu em 2016.

INSS possui mais de 1,5 milhão de processos pendentes, agência do INSS

INSS necessita de novo concurso. - Foto: Agência Senado

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou que está com mais de 1,5 milhão de processos pendentes necessitando que sejam analisados. A informação veio a público após a autarquia repassar seus dados ao Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário.

De acordo com o INSS, dos 1.568.000 de trâmites, mais da metade requer uma perícia médica presencial. Para piorar, os médicos peritos ainda não voltaram ao trabalho. Apenas em algumas unidades do INSS foram registradas atividades desses profissionais.

O governo chegou a ameaçar os médicos peritos de demissão, caso não voltassem ao trabalho. Todavia, a Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP) apontou que os profissionais só voltariam após rigorosa vistoria nas unidades e com equipamentos adequados.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus ajudou a piorar a situação dos serviços prestados pelo INSS, pois muitas agências foram fechadas durante o ápice da doença. Somente no dia 14 de setembro de 2020 que a autarquia resolveu voltar a abrir as principais agências com diversas regras especiais para se evitar contaminação.

Déficit no INSS

O INSS possui um déficit muito grande de servidores. Conforme o último levantamento obtido pelo Concursos no Brasil, 7.888 vagas precisam ser preenchidas, sendo que os cargos de Técnico do Seguro Social, Médico Perito e Analista do Seguro Social são os mais defasados.

O último certame da autarquia foi realizado no ano de 2016 e seu prazo de vigência já se encerrou. Sendo assim, é necessário que haja uma nova seleção de servidores públicos.

Mais sobre o concurso INSS

O concurso INSS é um dos mais esperados do país. Todavia, seu edital está sendo esperado apenas para o ano de 2022. Ainda é preciso que a autarquia faça estudos para determinar as necessidades de pessoal e os detalhes

Vale ressaltar que em 2020, houve a publicação do processo seletivo INSS 2020 que ofertou 8.230 vagas temporárias para aposentados e militares inativos. A publicação do edital n° 01/SEPRT/SEDGG/INSS foi feita pelo Ministério da Economia.

Na época, a ideia era dar agilidade aos pedidos de aposentadoria e demais processos da autarquia. Denominada de "força-tarefa" pelo governo, os temporários ficarão no INSS até o dia 31 de dezembro de 2021. No entanto, há possibilidade de prorrogação uma vez, em caso de necessidade.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »