INSS: remarcação de perícia médica será automática

De acordo com o INSS, quem teve a perícia marcada e não foi atendido terá uma nova data estipulada automaticamente. Saiba mais na matéria:

INSS: remarcação de perícia médica será automática, profissional de saúde aferindo pressão

INSS não está ofertando todos os serviços presenciais. - Foto: Pixabay

A reabertura das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nesta segunda-feira (14/09), foi marcada por muitas filas, confusão e frustração entre aqueles que precisavam de serviços. Sendo assim, o INSS divulgou que a remarcação de perícia médica será automática para quem já havia agendado.

O instituto ainda afirmou que todas as perícias no país estarão suspensas pelo menos até quarta-feira (16/09). O serviço não está sendo prestado, pois os médicos peritos decidiram não trabalhar por falta de segurança em relação ao novo coronavírus.

Conforme a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP), das 800 unidades que prestam este tipo de serviço, somente 12 haviam sido vistoriadas e liberadas, um número considerado preocupante pela categoria.

"Mesmo com todo o alarde da pandemia, ainda tínhamos agências sem EPI até o presente, dentre diversos outros problemas", informou a ANMP, solicitando que os consultórios fossem adaptados para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

O INSS estima que cerca de sete mil pessoas foram prejudicadas somente no primeiro dia de reabertura pela falta da perícia. O presidente do INSS, Leonardo Rolim, chegou a pedir desculpa aos cidadãos e confirmou que o planejamento para o retorno das atividades presenciais foi insuficiente.

Como saber se sua perícia foi remarcada

Para que o usuário saiba se sua perícia médica foi remarcada, basta entrar no aplicativo Meu INSS ou ligar para o número 135 e saber o novo dia da consulta. Caso não houve remarcação, ele pode solicitar pelos mesmos canais citados anteriormente.

Serviços disponíveis por enquanto no INSS

Por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o INSS está oferecendo somente os seguintes serviços presenciais nas agências:

  • Avaliação social;
  • Cumprimento de exigências;
  • Justificação administrativa ou judicial;
  • Reabilitação profissional.

Atenção! A prova de vida está sendo realizada de forma digital. Saiba mais sobre o tema e como comprovar sua situação em nossa matéria, aqui.

Nem todas as agências voltaram

É importante salientar que nem todas as agências do INSS voltaram. Apenas 600 das mais de 1,5 mil unidades foram reabertas, sendo que o tamanho da agência foi considerado para que a reabertura ocorresse. Além disso, o horário de funcionamento será das 7h às 13h.

Agências nos estados de São Paulo e Tocantins não foram abertas. Alguns municípios como o de Curitiba registraram algumas unidades fechadas.

Caso você precise de algum serviço do INSS, é recomendável que tente resolvê-lo de forma online. Se você realmente precisa ir até uma agência do INSS, consulte se a sua unidade está funcionando e também se o serviço que você deseja está sendo executado lá. O INSS possui o telefone 135 para tirar dúvidas.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Comentários