Isenção no Enem 2021 pode ser solicitada a partir de hoje (17); VEJA

Enem 2021: o prazo para pedir isenção da taxa começa hoje e vai até o dia 28 de maio. Aqueles que faltaram à última edição também podem justificar ausência.

Prazo para isenção no Enem 2021: logo do Enem

Após o fim do prazo, o Inep deverá avaliar os pedidos de isenção no Enem 2021. - Foto: Reprodução/Inep

A partir desta segunda-feira (17/05), já é possível solicitar a isenção da taxa no Enem 2021. O pedido deve ser feito por meio da Página do Participante, no site do Inep, até o dia 28 de maio. Durante o mesmo prazo, aqueles que faltaram à última edição poderão justificar o motivo da ausência. Essa justificativa, inclusive, é requisito para os faltosos solicitarem a isenção da taxa.

Vale lembrar que, em nova portaria, o Inep não incluiu a aplicação do Enem nas metas de 2021. Documentos supostamente mostraram que já havia um despacho para a realização do Enem nos dias 16 e 24 de janeiro de 2022. O Inep, por outro lado, negou essa informação. Em reunião com o CNE (Conselho Nacional de Educação), o presidente do instituto, Danilo Dupas Ribeiro, afirmou que "definirá data do Enem neste mês [maio de 2021]".

Requisitos para solicitar a isenção da taxa no Enem 2021

Para solicitar a isenção na taxa de inscrição do Enem 2021, é necessário atender algum dos seguintes critérios:

  • Estar cursando a última série do nível médio no ano de 2021 (em escola da rede pública);
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral em instituição privada. Além do mais, também é necessário ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Ser membro de família com baixa renda, desde que esteja inscrita no CadÚnico. Será necessário informar o Número de Identificação Social (NIS).

Após o fim do prazo, o Inep deverá avaliar os pedidos de isenção no Enem 2021. Aqueles que tiverem a solicitação rejeitada, por sua vez, poderão se inscrever normalmente, pagando a taxa em momento oportuno. A data para as inscrições ainda não foi definida pelo Inep.

Calendário para isenção da taxa no Enem 2021

O procedimento para pedir isenção no Enem 2021 vai acontecer antes da abertura dos cadastros. Aqueles que conseguirem se isentar da taxa, conforme o Inep, terão que fazer suas inscrições em data que ainda será divulgada.

Acompanhe, abaixo, o cronograma que já foi liberado pelo Ministério da Educação (MEC):

  • Justificativa de ausência no Enem 2020 e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: de 17 a 28 de maio de 2021;
  • Resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: dia 09 de junho de 2021;
  • Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: entre 14 e 18 de junho de 2021;
  • Resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: dia 25 de junho de 2021.
Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »