PLOA 2021 prevê 1.187 vagas para Aeronáutica, Exército e Marinha

O governo já encaminhou sua proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021. Estão previstas 1.187 vagas para militares. Confira mais informações!

PLOA 2021 prevê 1.187 vagas para Aeronáutica, Exército e Marinha: Formatura da Escola de Especialistas da Aeronáutica no ano de 2012. É possível ver formandos enfileirados. Eles estão usando uniformes brancos

No total, existe a expectativa de preencher 50.946 vagas em órgãos públicos do Brasil. - Foto: Tereza Sobreira / Ministério da Defesa

O secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, apresentou o PLOA 2021 (Projeto de Lei Orçamentária Anual) na última segunda-feira, dia 31 de agosto. Dentre as 50.946 vagas previstas para os órgãos públicos do país, ao menos 1.187 delas devem ser destinadas para o quadro de servidores da Aeronáutica, do Exército e da Marinha.

Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de mais detalhes sobre o projeto de lei orçamentária para 2021. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site, como simulados e artigos. Temos certeza de que existe um material feito especialmente para você!

PLOA 2021: "regra de ouro”

Há a previsão de que governo federal tenha que se endividar para pagar despesas correntes, como os salários de servidores, subsídios e o custeio da máquina pública. Como isso é impedido pela “regra de ouro” da Constituição, o Congresso deverá autorizar os novos créditos.

De acordo com a Agência Senado, aproximadamente R$ 453,7 bilhões do PLOA 2021 estão condicionados a essa autorização. A Previdência e o funcionalismo público, responsáveis por quase 70% de todas as despesas primárias, vão depender do aval do Poder Legislativo para a “quebra da regra de ouro”. Até porque 38% do montante reservado para ambas as áreas está dentro do total condicionado.

Proposta de lei orçamentária: mais 50,9 mil vagas previstas em novos concursos para 2021

De acordo com os dados presentes no PLOA 2021, existe a expectativa de preencher 50.946 vagas nos órgãos públicos do Brasil. Isso sem contar a previsão de mais 2.165 novos cargos dentro do quadro de servidores. Confira, abaixo, a distribuição geral:

  • Poder Legislativo: 140 vagas;
  • Poder Judiciário: criação de 1.154 cargos e preenchimento de 2.402 vagas;
  • Ministério Público da União e Conselho Nacional do Ministério Público: preenchimento de 127 vagas;
  • Defensoria Pública da União: criação de 1.011 cargos e oferta de cinco vagas;
  • Poder Executivo, incluindo aquelas previstas para a Marinha, Exército e Aeronáutica: 48.272 vagas.
Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »